Espaço de café com uma horta
automatizada, sala de meditação, local para a prática de yoga, minigolfe e
arena para eventos com 40 pessoas. Esses são alguns dos ambientes do Vivo
Digital Labs, um espaço digital de 1500m2 para colaboradores da empresa, em São
Paulo. O Vivo Digital Labs é mais um passo na transformação digital da empresa
e reforça o posicionamento da marca, que convida as pessoas a viver menos do
mesmo e a experimentar novas possibilidades.
“O Vivo Digital Labs é a síntese
do ‘espírito de start up’ que queremos fomentar na Vivo, como parte da nossa
transformação digital. Criamos um ambiente disruptivo para os nossos
colaboradores que privilegia o uso de técnicas e metodologias inovadoras,
estimulando agilidade, criatividade e inovação, sempre com foco em oferecer a
melhor experiência para nossos clientes”, afirma Christian Gebara, Chief
Operating Officer (COO) da Vivo.
VIVO DIGITAL LABS3VIVO DIGITAL
LABS4VIVO DIGITAL LABS2
O novo espaço de 1500m2 fica no
prédio da Vivo na avenida Doutor Chucri Zaidan, Zona Sul de São Paulo, e é
ocupado por 230 colaboradores das equipes de transformação digital da Vivo, que
trabalham seguindo metodologias como agile e o lean, aplicando a abordagem
design thinking. Estes colaboradores trabalham em Squads, times
multidisciplinares que atuam sempre por projeto baseado nas jornadas dos
clientes, com foco na solução de objetivos específicos para acelerar a
transformação digital da Vivo.
Assinado pelo arquiteto André
Detanico, do escritório gaúcho AT, o conceito do Vivo Digital Labs traz
inovação, mobilidade, contemporaneidade, tecnologia e integração com o ambiente
urbano, trazendo para dentro da empresa a possibilidade de contato com a natureza
e de lazer, em sintonia com a rotina de trabalho.
Já na entrada, os visitantes
serão recebidos pela Vivi, a atendente virtual da Vivo, que tem tecnologias de
realidade aumentada e de reconhecimento de fala. Por meio de um tablet, o
visitante conversará com a Vivi e ela enviará uma mensagem para o colaborador,
informando que a visita chegou.
Além de 12 espaços para Squads, o
ambiente tem um laboratório de user experience, para a realização de testes de
serviços e funcionalidades com clientes, um command center, sala com 16 telas
de monitoramento dos indicadores dos projetos em andamento pelos Squads, salas
individuais e de reunião, com recursos de áudio e vídeo e telepresença; e arena
de eventos, com capacidade para 40 pessoas e quatro terraços.
A área de descompressão inclui
mesa de bilhar, console de videogames com óculos de realidade virtual,
minigolfe, sala para meditação e prática de yoga, além de espaço de café, e uma
horta totalmente automatizada para que colaboradores e visitantes possam colher
e fazer seus próprios chás.
Além do Vivo Digital Labs, a Vivo
mantém outros espaços que reforçam o conceito da transformação digital da
empresa e o posicionamento “Viver menos do mesmo”. Entre eles, estão a Gaming
House, que conta com 12 posições e recebe, em média, 850 colaboradores por mês;
e a sala de meditação, que recebe, em média, 60 colaboradores por dia, além de
duas turmas de meditação com 60 pessoas cada. Ambos estão localizados no
edifício-sede da Vivo, Eco Berrini, em São Paulo.
Sobre a Telefônica Vivo
A Vivo é a marca comercial da
Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,8 milhões
de acessos (4T17). A operadora atua na prestação de serviços de
telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um
portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda
larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por
assinatura. A empresa está presente em 4,3 mil cidades, sendo 4,1 mil com rede
3G e mais de 2,6 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A
operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No
segmento móvel, a Vivo tem 74,9 milhões de clientes e responde pela maior
participação de mercado do segmento (31,7%) no país, de acordo com resultados
do balanço trimestral (4T17). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade
dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que
amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus
clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e
confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos
maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 343,5
milhões de acessos, 125,4 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros
em 2017. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança
que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação
Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração,
apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à
educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas
áreas.