CPI vai explorar os diversos laudos produzidos encontrar divergências e contradições e realizar acareação



A CPI na Assembleia Legislativa do Estado que investiga danos ambientais ocorridos na Bacia Hidrográfica do Rio Pará, após o vazamento produzido pela empresa Hydro Alunorte em fevereiro deste ano, atestados por laudos do Instituto Evandro Chagas, entra para uma fase mais aguda de análise deputados divulgam o novo calendário de oitivas.

Na segunda, dia 07/05, ouve em depoimento os responsáveis pela elaboração de laudos técnicos sobre o acidente ocorrido nos depósitos de resíduos sólidos da empresa, e a partir das 10 horas no auditório João Batista serão ouvidos separadamente, a empresa de consultoria contratada pela empresa Hydro Alunorte; a doutora e pesquisadora da UFPA, Simone Pereira; o doutor Marcelo Oliveira Lima do Instituto Evandro Chagas; um representante do Instituto Médico Legal Renato Chaves, único com fé pública para expedir laudo; e a ainda um representante da Secretaria Estadual de Saúde.

Já na terça, dia 8, à tarde, está previsto a partir das 13h30, no mesmo local, a acareação entre os pesquisadores e formuladores dos laudos, envolvendo a consultoria contratada pela empresa norueguesa, a professora Simone Pereira da UFPa e o Dr. Marcelo Oliveira Lima do IEC.

A comissão foi instalada em 20 de março passado, é presidida pelo deputado Coronel Neil, tendo como relator o deputado Celso Sabino. A CPI foi criada a partir de uma proposição do deputado Eliel Faustino, apensado ainda o requerimento do deputado Soldado Tércio, que foi considerado como coautor da proposição.

Os deputados da CPI já realizaram oito rodadas de oitivas, colhendo informações de 20 depoentes, produzindo ainda uma visita técnica nas dependências da empresa Hydro Alunorte. Além de depoimentos, a CPI já obteve laudos técnicos diversos de instituições públicas e de pesquisas. Imagens de vídeos, fotografias e áudios que corroboram para o trabalho de investigação.

===========

PROGRAMAÇÃO



9ª OITIVA - 07 DE MAIO DE 2018           

LOCAL: Aud. João Batista

10h - Representante da Consultoria contratada pela empresa Hydro;

13h - Professora Simone Pereira, da UFPa, doutora e coordenadora de pesquisa, realizada em 2015, nos cabelos de 90 moradores de Barcarena, ao redor das empresas mineradoras, ali instaladas, sendo que cinco destes moradores já foram a óbito;

15h – Doutor Marcelo Oliveira Lima, pesquisador do Instituto Evandro Chagas. O Instituto logo após o incidente divulgou resultado sobre transbordamento e contaminação de Rios e igarapés;

16h – Representante do Instituto de Polícia Científica Renato Chaves. O IML é o único instituto com fé pública para emissão de laudos;

17h – Um representante técnico da Secretaria de Saúde do Estado do Pará – SESPA.

10ª OITIVA – 08 DE MAIO DE 2018

LOCAL: Aud. João Batista

            13h30 –           Serão acareados pelos deputados: O(A) representante da empresa contratada pela Empresa Hydro Alunorte; a professora Simone Pereira da UFPa. E o pesquisador Bruno Carneiro representará o Instituto Evandro Chagas.