A segunda edição do Fórum de
Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém (FALE Flor do Grão Pará) já tem data
marcada. Será nesta segunda-feira 28 de maio, segunda-feira, com o tema
"Menina bonita do laço de fita: qual é o segredo da prática da leitura e
da escrita". O evento é realizado pelo Laboratório Sertão das Águas
(LASEA), do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI). A
programação gratuita ocorre no Auditório José Vicente Miranda Filho, no
Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), e terá certificação. As inscrições podem
ser feitas pelo site do LASEA.
O objetivo do evento é promover
um diálogo entre professores da escola básica e da Universidade para discutir um novo processo de formação
dos alunos. “Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação
e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e a construção de uma
alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de outro
modo”, diz a coordenadora do Fórum, professora Elizabeth Orofino Lucio.
Participarão do evento as
professoras Ludmila Thomé de Andrade, da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro; e Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, professora da
rede pública do município de Belém. “Elas irão socializar ações vividas e
refletidas em um espaço de formação docente instituinte, reafirmando a escola
em sua potência”, reitera a professora Elizabeth.
A coordenadora fala, ainda, que a
primeira edição do evento, realizada em março, foi bem sucedida e contou com
mais de mil participantes. “Tivemos participantes vindos da capital, do
interior e das ilhas que vieram debater alfabetização e consolidando a
universidade como espaço de formação permanente”, afirma.
Tema - Segundo a professora
Elizabeth, o tema do evento é originado a partir das narrativas de práticas dos
alunos que participam. “Uma das docentes desenvolverá seu trabalho com a
temática da alfabetização, usando o livro de literatura infantil Menina Bonita
do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, e a outra docente trabalhará princípios
para uma alfabetização discursiva. Unindo-se as duas abordagens, origina-se o
título”, explica.
Serviço:
2º Fórum de Alfabetização,
Leitura e Escrita de Belém (FALE Flor do Grão Pará)
* Colaboração: Assessoria de Comunicação da UFPA