Fumbel divulga edital de credenciamento para jurados dos eventos juninos




A Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), lançou o edital para a seleção do corpo de jurados que vai atuar na programação junina do “Arraiá da Capitá 2018”, marcado para o período de 13 a 21 de junho. O “Arraiá” é uma das maiores manifestações culturais da quadra junina do Norte do País. Este ano, 50 quadrilhas roceiras, doze grupos de Pássaros, 26 grupos de Toadas de Boi, concursos, além de outras dezenas de atrações que a Fumbel ainda está finalizando a organização, vão fazer parte da festa. A escolha do corpo de jurados antecede os demais preparativos.

As inscrições, conforme o edital, vão ocorrer de 2 a 9 de maio. Segundo a diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, o edital contempla algumas inovações como as categorias de arte de rua produzida por DJs, grafiteiros e iluminadores. “Queremos atrair essas pessoas para dentro das nossas ações na Fumbel”, disse Lovaglio.

O edital 002/2018 trata da seleção e credenciamento de jurados para o concurso de quadrilhas e misses juninas. Os candidatos precisam atuar na área cultural, além de possuir formação acadêmica para o quesito ao qual estão se habilitando. Os candidatos farão provas objetivas, dissertativas e específicas em sua área de conhecimento. A diretora Silvia Lovaglio chama atenção para esse detalhe do edital. “O candidato precisa ficar atento e verificar corretamente a sua área de atuação, assim como os quesitos necessários para preenchimento da vaga”, alertou.

Para ser jurado, a Fumbel exige um perfil baseado em conhecimentos gerais e atuação comprovada em movimentos culturais, ou seja, o candidato precisa estar vinculado aos eventos culturais. Além disso, precisam conhecer artes visuais, moda, designer, figurino, ter noções básicas sobre patrimônio cultural, patrimônio imaterial, literatura, música, dança, comunicação e cultura, e eventos de rua entre outros itens. Para Silvia Lovaglio, o edital está abrangente e diversificado, com destaque especial para a arte popular de iluminadores, DJs e grafiteiros, novas categorias que a Fumbel espera que se inscrevam.

O primeiro passo da seleção será a análise curricular do candidato. Posteriormente, serão realizadas as provas objetivas e dissertativas e por fim o resultado final que deve ser anunciado até o dia 15 de maio. A partir dessa data, os candidatos vão assistir a dois seminários sobre corpo de júri e preenchimento dos formulários que serão utilizados durante os concursos do “Arraíá da Capitá”.

Maiores informações sobre como participar do processo seletivo podem ser obtidas na sede da Fumbel, localizada no prédio do Memorial dos Povos, na avenida Governador José Malcher, bairro de Nazaré, centro de Belém.