Funcionários do Detran-PA decidem suspender a greve

 NOTA DO SINDTRAN SOBRE A SUSPENSÃO DA GREVE ESTADUAL NO DETRAN/PA:

1- A Categoria dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará após 29 dias de Greve Estadual RESOLVE, em Assembleia Geral, suspender o movimento paredista retornando ao trabalho no próximo dia util (14/05), segunda-feira, porém a Categoria permanecerá em Estado de Greve até o dia 08/06/2018 (Sexta-feira), quando será realizada Audiência de Conciliação no Tribunal de Justiça (TJE), (localizado na Av. Almirante Barroso), às 10:00h, para que Governo (SEAD, DETRAN e PGE) e SINDTRAN tenham a oportunidade de buscar entendimento acerca da pauta de negociações (Social e Econômica) dos Servidores Públicos do DETRAN.
Os servidores públicos do DETRAN entendem que considerando que a greve chegou a 29 dias por intransigência do Governo; considerando haver uma audiência de conciliação confirmada no tribunal de Justiça do Estado, onde Governo e Sindicato serão ouvidos podendo haver negociação e conciliação, e condiderando os prejuízos causados a população, a categoria toma sensata e acertada decisão.

2- No dia 12/06/2018, o SINDTRAN realizará Assembleia Geral para Avaliar a audiência de conciliação e Deliberar sobre os novos direcionamentos do Movimento.

3- Até a audiência de conciliação no dia 08/06, o SINDTRAN manterá canal de comunicação direto e semanal com a imprensa (TV, Rádio e Jornal impresso e eletrônico) para apresentar à sociedade paraense um RX da crescente violência no Trânsito na Região Metropolitana de Belém e nas demais regiões do Pará desvendando o déficit de 800 Servidores na Autarquia que justifica a realização de um Concurso Público Amplo; desvendando o sucateamento e a precarização da estrutura pública nos 49 Municípios paraenses onde existem Agências do DETRAN; e desvendando a omissão do DETRAN em regularizar e ordenar o trânsito nos 144 Municípios Paraenses que padecem com a crescente violência no trânsito e urbana como consequência.

4- No 15/05/2018 (Terça-feira) os Trabalhadores de Transito, conjuntamente com outras Categorias de Servidores Públicos, realizará uma MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA E PELA PAZ, dentro do MAIO AMARELO, com saída às 10:00h da Praça da República em direção a ALEPA.

5- No dia 27/05/2018 (Domingo), o SINDTRAN realizará Manifestação e Panfletagem pela Paz no Trânsito na Praça da República durante a manhã, denunciando as Mazelas da Política de Trânsito no Estado do Pará.

6- Até a Audiência de Conciliação no dia 08/06/2018, o SINDTRAN promoverá o processo de escolha dos representantes da Categoria (Delegados Sindicais) em todas as 48 Agências do Interior (Ciretrans) para fortalecer a união da Categoria, respaldar os servidores contra todo tipo de assédio e ampliar e qualificar a luta sindical dos Trabalhadores de Trânsito.

7- No dia 30/05/2018 (Quarta-feira) os Trabalhadores de Trânsito realizarão Manifestação em frente ao MPE para cobrar celeridade na apuração das denúncias de irregularidades e improbidade na Autarquia de Trânsito.

8- Fortalecer ainda mais o Fundo de Greve para que a Categoria possa sustentar a luta contra a terceirização e em defesa da Carreira dos Servidores Públicos.

9- A Diretoria Executiva do SINDTRAN, amparada por decisão da Categoria em Assembleia Geral, buscará reunir e entregar aos Pré-candidatos ao Governo do Estado do Pará um Plano com Diretrizes para uma Nova Política de Trânsito, por entender que o atual governo está chegando ao fim, e de forma melancólica amargando resultados pífios e pondo a sociedade em uma quase "guerra civil" no Estado, com 80% dos leitos públicos ocupados por vítimas da crescente violência no trânsito.