II Seminário Sexualidade, Dissidências e Insurgências ocorre em Castanhal



Com o intuito de debater sobre os estudos de gênero, sexualidade e diferença, o Campus da UFPA em Castanhal recebe, nos dias 15 e 16 de maio, o II Seminário Sexualidade, Dissidências e Insurgências (II SESEDI), sob o tema Trajetórias, lutas, violências e direitos humanos. O evento ocorrerá no Auditório Nazaré Sá. 

Promovido pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), com colaboração da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento é resultado da parceria entre os grupos de pesquisas: JEDS – Grupo de Pesquisas sobre Juventudes, Educação e Sociabilidades (UEPA); GENSEG – Grupo de Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações (UEPA); e GEPEDIDS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discurso, Identidade e Diversidade Sexual (UFPA).

Números – Segundo a “Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016”, realizada pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 73% dos estudantes LGBT já foram agredidos verbalmente por sua orientação sexual; 68%, por sua identidade de gênero. O levantamento mostra, ainda, que 60% dos alunos se sentiam inseguros na escola em razão de sua orientação sexual e 43%, por sua identidade de gênero.

Muito se tem refletido, nos últimos anos, sobre sexualidade e gênero. Esses assuntos surgiram por meio de lutas, de movimentos feministas em busca de direitos iguais na sociedade, os quais abriram portas para outros movimentos, como o LGBT. Assim, desde então, diversas pautas foram levantadas e os papéis sociais começaram a ser problematizados pela sociedade.

O seminário, que será realizado nos dias 15 e 16 de maio, tem como objetivo aproximar pesquisadores e grupos para discutir temáticas de gênero, sexualidade e diferença no Estado do Pará, dando continuidade ao I SESEDI, que ocorreu em 2017 e teve como tema “Tramas, sentidos, percursos e entraves da cidadania LGBT”.

Serviço:
II Seminário Sexualidade, Dissidências e Insurgências
Período: 15 e 16/05/2018