Como uma forma de incentivar a
educação ambiental e melhorar a qualidade de vida em Belém, estudantes e
professores do curso de Ciência da Computação da Universidade da Amazônia (UNAMA)
desenvolveram um jogo chamado “Super Coleta Feliz”. Nesse game, o usuário tem
60 segundos para somar a maior quantidade de pontos, colocando resíduos na
lixeira correta. Voltado para o público de pessoas entre 2 e 15 anos, o
software será lançado neste sábado (28) para as plataformas mobile (Android) e
computador (navegador).
Coleta seletiva é o descarte
diferenciado de lixos que foram previamente separados segundo a sua
constituição ou composição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos,
a implantação desta modalidade de recolhimento é obrigação dos municípios e as
metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve
constar nos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos municípios.
Neste contexto, a equipe da UNAMA
avaliou a necessidade de um projeto desse tipo a partir de uma pesquisa na qual
foi observado que não existe nenhum jogo no mercado de forma aberta e acessível
para serem utilizados em escolas e ou faculdades. O trabalho foi desenvolvido
cerca de um mês e será atualizado constantemente, com novos designs,
aprimoração da “jogabilidade” e também aumento do número de plataformas
disponíveis.
De acordo com o coordenador do
curso, Rômulo Pinheiro, a ideia é conscientizar e ensinar os jogadores como
funciona a coleta seletiva, mostrando como isso é importante para a nossa
sociedade atual. “O lixo é um problema que vem sendo tratado com muita
importância por todos os países desenvolvidos. Na medida em que vários tipos de
resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo
inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou
composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por
exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão”, afirmou.
O jogo foi desenvolvido com o uso
da gameficação, uma vertente da tecnologia que consiste em usar técnicas,
estratégias e o design de games para trazer um jogo o mais próximo da
realidade. O game mostra de forma divertida que cada tipo de resíduo tem um
processo próprio de reciclagem. “Neste projeto, estão envolvidos alunos do
terceiro semestre e professores do curso, que têm o objetivo de impactar pontos
como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais
simples o aprendizado”, concluiu Pinheiro.