Obras do BRT estão paradas em Belém


A Prefeitura de Belém informou que foi comunicada nesta terça-feira, 29, que, por conta da paralisação dos caminhoneiros, as obras do BRT na avenida Augusto Montenegro serão suspensas temporariamente. Em documento entregue à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o Consórcio BRT Belém explica que está impossibilitado de executar as atividades diante da falta de materiais indispensáveis à continuidade do trabalho, situação agravada pela dificuldade de manter a alimentação dos trabalhadores, já que o fornecedor de refeições, também atingido pela paralisação, está com dificuldades de manter o serviço. 

Com o que tem em estoque o Consórcio mantém as equipes em campo até esta quarta-feira, 30, e na segunda, 04, reúne com os trabalhadores e o Sindicato da Construção Pesada para reavaliar a situação. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, a suspensão temporária das obras do BRT não implica em atrasos no prazo final de entrega.

Esse foi o primeiro reflexo na administração municipal, decorrente da paralisação nacional que chega ao nono dia hoje. Os demais serviços seguem reforçados e sendo acompanhados de perto pelos órgãos competentes.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que está com todos os serviços funcionando normalmente. No entanto, alguns materiais e medicamentos já estão com estoque reduzido, sem previsão de reposição. A Sesma está monitorando junto aos fornecedores e buscando soluções para que não haja redução ou suspensão dos atendimentos.

Os veículos que realizam coleta de lixo domiciliar, de entulho, e equipamentos de roçagem e bombeamento para desobstrução de drenagem estão com autonomia de combustível para operar durante a semana e o final de semana normalmente. As empresas que realizam a coleta do lixo domiciliar também seguem trabalhando de maneira regular.

As viaturas e motos da Guarda Municipal de Belém (GMB) estão abastecidas, garantindo o serviço de rondas, assim como os veículos que realizam a fiscalização e ordenamento nas feiras e no centro comercial, por parte da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) viabilizou emergencialmente o abastecimento total de todos os carros, ônibus e lanchas que atendem as unidades de educação da rede municipal, incluindo do distrito de Mosqueiro e ilha do Combu.