Operação da Polícia Civil combate a criação e o comércio ilegal de animais silvestres




A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil deflagrou a operação denominada Kayapó, para apurar denúncias sobre a irregular criação e comércio de animais silvestres na cidade de Santa Luzia do Pará, nordeste do Estado.

A operação contou com três equipes de policiais civis deslocados para a região, que ao abordar o primeiro denunciado encontrou diversos pássaros silvestres, como corrupião, coleira, aracuã, sabiás, trinca ferro, inhapim e sui cabeça. Além de diversos pássaros, foram resgatados marrecos e 24 jabutis da raça pé vermelho. Foi autuada em flagrante Maria da Conceição Silva Coimbra.

Durante a operação também foram resgatados outros pássaros, entre eles dois curiós, e um sagui, espécie de primata da fauna brasileira. João Maria de Menezes da Luz, que estava de posse desses animais, foi outro autuado pelo crime ambiental. A operação foi coordenada pelo delegado Cláudio Gomes.

Os acusados criavam as aves sem a devida autorização legal emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os proprietários das casas irão responder pelo crime previsto no artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais, por vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Após lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), os autuados foram liberados. As aves apreendidas foram soltas na natureza, enquanto que as gaiolas usadas para mantê-las em cativeiro foram destruídas.