Segup faz operação na Grande Belém


A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que já estão sendo realizadas, na Região Metropolitana de Belém, operações desenvolvidas pela Policia Militar, em conjunto com demais órgãos de segurança, por conta da data comemorativa do Dia das Mães e o intenso fluxo em áreas de comércio.

Nesta manhã está sendo realizada a operação Troia, com apoio de órgãos de trânsito, cujo objetivo é a fiscalização de possíveis fraudes em documentos e roubo de veículos. A concentração ocorreu no bairro de Val-de-Cans e em seguida abrangerá demais áreas.

O reforço no policiamento dá continuidade às operações desenvolvidas pela PM, a exemplo das que ocorreram na última semana, Operação Ônibus Seguro, Hypnos e Troia, por exemplo, quando foram apreendidos veículos em situação irregulares, muitas vezes utilizados para atos criminosos, entorpecentes após revistas em passageiros dentro de coletivos, interdição de bares, entre outros. As operações visam também garantir segurança e tranquilidade em áreas próximas aos cemitérios da capital.

Militares de várias companhias dos batalhões do Comando de Policiamento da Capital estiveram em diversas frentes de atuações na noite desta quinta-feira, 10, e na madrugada desta sexta-feira, 11. Equipes do 1º BPM que atuam em bairros como Telégrafo, Sacramenta e Pedreira fiscalizaram bares, postos de gasolina e casa de show. Nada foi registrado durante a operação Tolerância Zero. Já entre as áreas dos bairros do Guamá e Terra Firme, policiais militares do 20º Batalhão encontraram um veículo abandonado na travessa 2ª de Queluz com passagem Joana D’arc. Havia a denúncia de quem homens estariam circulando no local comentendo crimes.

Já na Domingos Marreiros com a Travessa 3 de Maio, por volta da meia-noite, militares da 2º Batalhão detiveram Paulo Santos. Após revistas, foram encontradas oito trouxas de cocaína com o motociclista, que foi levado à Seccional de São Bras. Uma hora antes, em trecho da Avenida Senador Lemos, militares do 1º BPM realizaram ações da Ônibus Seguro. Na operação foram abordados 12 coletivos, mas sem registro de ocorrências.

Monitoramento

Com a determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-Pa), 1.318 internos do regime semiaberto custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) receberam o benefício da saída temporária para os Dias das Mães. A saída temporária é um benefício concedido pela Justiça a presos que além de cumprem pena em regime semiaberto, apresentam bom comportamento e já cumpriram, pelo menos, um sexto da pena.

Os internos beneficiados da Região Metropolitana de Belém serão, durante os sete dias, monitorados pelo Núcleo Gestor de Monitoração Eletrônica, que conta com 33 agentes penitenciários que são responsáveis pelo acompanhamento de todos os detentos que utilizam a tornozeleira eletrônica 24 horas por dia, também por determinação judicial.

Durante a saída temporária do Dia das Mães, a equipe será reforçada com escala extraordinária no Ciop. O acompanhamento de cada detento monitorado é mostrado, em tempo real, por todos os locais onde o detento está passando. Caso o monitorado tente violar o equipamento ou o sinal da tornozeleira dele não apareça na tela, os agentes entram em contato com o preso para saber o que aconteceu.

De acordo com os dados preliminares da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup foram registrados quatro mortes na Região Metropolitana de Belém de 00h00 às 23h59 da quinta-feira, 10. Os casos foram registrados nos bairros de Val-de Cans, Guamá e Atalaia, em Belém, e no bairro da Guanabara, em Ananindeua. 

As investigações dos crimes já iniciaram, sob responsabilidade da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que trabalha em conjunto com as Delegacias dos bairros onde as mortes ocorreram e são responsáveis pela apuração. A Segup destaca que o trabalho foi reforçado para agilizar a elucidação dos crimes. Qualquer informação pode ser repassada pelo Disque-Denúncia, no 181. O sigilo é garantido.