Paralisação dos professores atinge 2% das escolas, segundo o Governo do Estado



A paralisação deflagrada na manhã desta quarta-feira (2) pelo Sindicato dos Professores em Educação Pública não impediu que quase 98% das escolas estaduais funcionassem normalmente em todo o Estado, conforme levantamento parcial feito pela Secretaria de Educação (Seduc). De 869 escolas no interior e 348 localizadas na Região Metropolitana de Belém, apenas cerca de 2% suspenderam as aulas, apontam os números parciais.

Das escolas sob jurisdição das 18 Unidades Seduc na Escola  (Uses), 239 funcionaram normalmente pela manhã. Apenas 25 paralisaram parcialmente e 17 suspenderam as aulas. No interior, 580 suspenderam suas atividades parcialmente, e sete não funcionaram.

Em Belém, no Bairro de Nazaré, houve aula normal na Escola Dr. Ulysses Guimarães. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Márcia Roberta Martinez, o funcionamento ocorreu sem problemas. Na "Ulysses Guimarães" estudam 1.250 alunos do ensino fundamental e médio (1º e 2º anos em tempo integral), e atuam 55 professores.

As aulas também foram ministradas na Escola Estadual Magalhães Barata, localizada no Bairro do Telégrafo, onde estudam 1.370 alunos e trabalham 88 professores. A paralisação não afetou as aulas, e somente dois dos três professores que faltaram não justificaram a ausência em sala de aula.

No Distrito de Icoaraci, a Escola Estadual Avertano Rocha, que atende 550 estudantes do ensino médio regular, com 80 professores, também manteve as atividades e não prejudicou os estudantes.