Polícia Civil lança projeto de Polícia Comunitária no município de Benevides


A Polícia Civil dará início, nesta sexta-feira (11), ao projeto de Polícia Comunitária em Benevides, Região Metropolitana de Belém. Denominado "Delegado vai às escolas", o projeto vai contar com palestras presididas pela delegada Claudilene Maia, titular da delegacia do município, voltadas a jovens atendidos pela prefeitura. O primeiro local a receber as palestras será o Espaço Cultural Centro Mariápolis Glória, localizado na Avenida Augusto Meira Filho, nº 1.000, bairro Centro, às 18h30 desta sexta-feira. Ao todo, 200 jovens atendidos pelo Programa "Mais Um Passo", coordenado pela Prefeitura de Benevides, são esperados no evento.

Além das ações de Polícia Comunitária, a Polícia Civil vai contar, em breve, com a presença de uma assistente social na Delegacia de Benevides, para atender a comunidade. A parceria entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Benevides, na promoção de ações voltadas para benefício do município, foi selada, nesta quarta-feira, dia 9, em reunião realizada na sede do Ministério Público de Benevides.

Estiveram presentes no encontro a promotora de Justiça de Benevides, Regiane Ozanan; a secretária Joliany Feitosa Mendonça, titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Setemps) de Benevides; o advogado Manuel Carlos Gonçalves, assessor jurídico de Benevides, e a delegada Claudilene Maia.

A delegada explica que, durante a reunião, foi solicitada à prefeitura a proposta da presença de uma assistente social na delegacia para atender a comunidade, em especial, as pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, deficientes e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Assim, a Setemps se comprometeu em viabilizar uma profissional de Serviço Social para atender na própria delegacia do município, localizada na Avenida Joaquim Pereira Queiroz, no bairro Presidente Médici.

Além do atendimento social na delegacia do município, o encontro firmou parceria para realização de palestras e outras atividades voltadas aos jovens da cidade. O programa "Mais Um Passo" da Prefeitura de Benevides tem por objetivo ajudar os jovens na busca pelo primeiro emprego e os incentiva a se prepararem para o mercado de trabalho. Dentro dessa ação do município, explica a delegada Claudilene Maia, a Polícia Civil será parceira com o Projeto de Polícia Comunitária "Delegado vai à escola", de iniciativa da própria delegada, e que contará com apoio do Ministério Público e da Prefeitura.