Segup divulga resultado de ações na Grande Belém



Mais de 180 passageiros revistados, 50 veículos particulares fiscalizados, sendo a maioria carros, e 22 ônibus abordados. Estes são alguns dos resultados da Operação Ônibus Seguro realizada na tarde desta terça-feira, 8, por 20 militares e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), na Avenida Pedro Álvares Cabral. O objetivo principal da Operação Ônibus Seguro é coibir a ação de criminosos em ônibus e prevenir outros tipos de crimes, como homicídio, roubo, assalto e tráfico de drogas.

Houve ainda a apreensão de entorpecente encontrado com um passageiro, que foi encaminhado à Seccional da Marambaia. Um segundo homem que transportava dois recipientes com produtos químicos tóxicos sem identificação também foi encaminhado à Seccional. Um carro e uma moto foram recolhidos por conta de documentação irregular.

Esse tipo de abordagem policial vem ocorrendo desde setembro de 2017, com a montagem de barreiras nos principais corredores de veículos da Região Metropolitana de Belém. Desde a sua implantação já foram realizadas mais de sete mil operações, incluindo a verificação em três mil estabelecimentos comerciais. De 2017 pra cá, mais de três mil pessoas e 43.280 veículos foram abordados, o que resultou na recuperação de 119 veículos roubados.

De acordo com os dados preliminares da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ocorreram quatro mortes na Região Metropolitana de Belém de 00h00 às 23h59 da terça-feira, 8. Os casos foram registrados nos bairros do Sousa, Marco, Parque Verde e Tapanã. Outras duas mortes, uma no bairro da Cremação e outra no bairro da Batista Campos, foram registradas em intervenção policial.

As investigações já iniciaram, sob responsabilidade da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que trabalha em conjunto com as Delegacias dos bairros onde as mortes ocorreram e são responsáveis pela apuração dos crimes. A Segup destaca que o trabalho foi reforçado para agilizar a apuração e elucidação dos crimes. Qualquer informação pode ser repassada pelo Disque-Denúncia, no 181. O sigilo é garantido.

Conforme anunciado, o governador Simão Jatene esteve na tarde desta terça-feira (8) com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que recebeu o chefe do executivo paraense, acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, do senador Flexa Ribeiro e do deputado federal Arnaldo Jordy.

Uma das medidas discutidas na reunião foi a ampliação da proposta de instalação do Centro Estadual de Inteligência pelo Governo do Estado, em fase de implementação, para abrigar – numa cooperação entre Estados da região Norte e União - também o Centro Integrado Regional de Inteligência, reunindo agentes de diferentes órgãos e estados da região, com sede em Belém.

O prédio para receber o centro já foi definido pelo Governo do Estado e, em cerca de 30 dias, já deverá ter instalado o Centro Estadual, aguardando somente o andamento de instalação no mesmo local do Centro Regional, ampliando a cobertura e a troca de informação no combate ao crime organizado na região. No local, também vai funcionar a Divisão Especial de Investigação de Crimes contra Agentes Públicos, especialmente, policiais civis e militares.

O governador Simão Jatene apresentou ainda a proposta de compra, por parte do Estado junto à Caixa Econômica, de cerca de 500 unidades habitacionais destinadas a dar mais segurança a policiais e seus familiares.