Show comemora os 20 anos de carreira do músico Márcio Jardim




“Conexão Amazônia - Márcio Jardim e Convidados” é o show que o percussionista paraense Márcio Jardim apresentará nesta quarta-feira (09), às 20 h, no Teatro Margarida Schivasappa, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. Entre os vários convidados estão o Grupo Tamboriara e músico Jacinto Kahwage.

O show de Márcio Jardim foi contemplado no Edital Pauta Livre 2018, do Programa Seiva, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Para o artista, o show será um encontro de percussionistas. “A expectativa é das melhores possíveis. Eu comecei a tocar desde novo e fui fazendo muitos amigos. A ideia é fazer esse primeiro show voltado mais para a percussão, como se fosse um mini encontro de percussão”, conta Márcio Jardim.

Vivendo no mundo da música desde muito cedo, nas rodas de samba realizadas em sua casa, Márcio Jardim tem formação em percussão clássica pelo Instituto Carlos Gomes. Acabou escolhendo como instrumento o pandeiro, época em que iniciou um grupo de estudos junto com Kleber Benigno e Nazaco Gomes, a origem do Trio Manari, grupo que trabalha a sonoridade amazônica com influências das músicas negra e indígena, e arranjos percussivos a partir de sons da água e da floresta, além da linguagem dos nativos.

Um trabalho consolidado em 15 anos de carreira, já reconhecido dentro e fora do Brasil. “Iniciei no samba, aqui na Pedreira, em uma casa de samba chamada Morro do Pagode, tocando pandeiro, surdo e outros instrumentos de percussão. Depois fui para o Instituto Carlos Gomes, onde estudei música clássica, marimba, tímpano. Fiz muitos shows pelo Brasil e participei de diversos encontros de percussão. Esses são 20 anos de muita alegria e muita parceria, graças a Deus”, declara Márcio Jardim.

Convidados - Segundo o percussionista, o público pode esperar um show com diversidade de ritmos e artistas com pensamentos distintos, mas que se encontram na musicalidade do Trio Manari.

O Grupo Tamboriara é um dos convidados do show. Márcio Jardim é o produtor do grupo, que pesquisa vários ritmos da Amazônia, como carimbó, lundu, retumbão, batuque e marabaixo.

Os outros convidados são o Grupo Jardim Percussivo, que toca as composições autorais de Márcio Jardim, formado por 11 músicos que estudaram com o percussionista, e Jacinto Kahwage, parceiro de Márcio de longa data, e que apresentará um trabalho de percussão amazônica com sintetizadores e teclados eletrônicos.O

Os ingressos serão vendidos a R$ 20,00 na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Venda antecipada apenas no Núcleo de Conexões Ná Figueiredo. (Colaboração de Lucas Mota).

Serviço: Show “Conexão Amazônia - Márcio Jardim e Convidados”. Nesta quarta- feira (09), às 20 h, no Teatro Margarida Schivasappa. Ingressos: R$ 20,00.