Campus da Uepa de Castanhal exibe filme "O Jabuti e a Anta" nesta quarta-feira




O campus de Castanhal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresentará nesta quarta-feira, 9, às 15h, o filme "O Jabuti e a Anta". Com direção de Eliza Capai e produção do Greenpeace e do Instituto Socioambiental, o longa metragem tem como enfoque o impacto ambiental das grandes obras na Amazônia, com ênfase nas hidrelétricas e as consequências nas comunidades ribeirinhas e indígenas.

Após a exibição do filme, será realizada uma mesa redonda com os seguintes convidados: Roberta Kaba Munduruku, representante da etnia Munduruku; Marcia Wayna Kambeba, da etnia Kambeba; e Marcos Mota, do Fórum da Amazônia Oriental (Faor).

Esta mostra de cinema, já apresentada em Brasília e São Paulo, chega ao Pará com a proposta de refletir sobre o meio ambiente, a geração de energia e os impactos nas comunidades tradicionais. “Esse evento pretende proporcionar uma discussão crítica desses projetos de desenvolvimentos alheios às comunidades tradicionais. Essa conexão com os movimentos sociais é fundamental para que a universidade dialogue com outros saberes”, explica a professora Katia Melo, docente da Uepa e coordenadora geral do evento.

No dia 17 de maio, o filme também será exibido no campus da Uepa em Marabá, onde também haverá uma mesa redonda com a participação de Rosimary Bezerra, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Marcos Mota do Faor e a indígena Concita Sompré, que é líder da aldeia Kyikatejê. O mediador da mesa será Glauber Epifánio, docente do campus.

Serviço:

Exibição do filme "O Jabuti e a Anta”
Data: 09/05/2018
Hora: a partir das 15h
Inscrições: 1 kg de alimento não perecível
Local: Auditório do Campus de Castanhal da Uepa. End.: Rua Pedro Porpino, 1181, bairro São José.