UNAMA realiza campanha contra Bullying em escolas do Ensino Médio



Em todos os lugares do mundo, incluindo o Brasil, crianças, jovens e adultos sofrem diariamente com agressões psicológicas e físicas, praticadas de forma repetitivas, contra um mesmo alvo, que são motivadas, dentre outros fatores, pela não compreensão do bullying como um comportamento violento. Compreendendo que a violência, em suas variadas formas, é um comportamento antissocial que precisa ser enfrentado, a UNAMA fará, durante todo o mês de maio, um conjunto de ações que visam auxiliar no combate a essa prática.

A atuação da Instituição de Ensino Superior (IES) vai acontecer em escolas do Ensino Médio, quando toda comunidade acadêmica promoverá atividades que vão incentivar o enfrentamento à violência escolar. Para isso, serão entregues cartilhas informativas, cujo objetivo é conscientizar todos os sujeitos sobre a gravidade das agressões, além de outras ações desenvolvidas em salas de aula, como a exibições de vídeos que remetam a campanha, que servirão de referência para levantar um debate sobre o tema.

As discussões serão conduzidas por docentes, a partir de reflexões em torno do combate a prática de Bullying nas escolas.

De acordo com a diretora acadêmica da UNAMA, Simone Bérgamo, as escolas ainda têm dificuldade para combater esse tipo de prática. “Falar sobre bullying é falar sobre um problema que atinge, diretamente, um número bastante significativo de crianças e adolescentes todos os dias nas escolas e, também, fora delas. Como todas as violências, o bullying traz consequências muito sérias para todos os envolvidos. Por isso, enfrentá-lo é um dever moral de todos nós: pais, educadores e sociedade em geral”, explicou.

Para Simone, o objetivo da ação é alertar sobre os malefícios da prática do bullying e evitar futuras vitimizações. “Nesse compromisso, a UNAMA elegeu esta temática para discutir e apontar caminhos para sua superação, acreditando que o enfrentamento ao bullying é um compromisso social do qual não podemos abrir mão”, completou a diretora.

Identificando o bullying

O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Em outros termos, significa todo tipo de tortura física ou verbal que, reiteradamente, atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo. O termo em inglês "bullying" é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal). O Bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde exista o contato interpessoal, seja nas escolas, no ambiente coorporativo, com os amigos ou mesmo entre a família.