Vigilância sanitária interdita duas farmácias em Belém



Uma operação realizada pela Divisão de Drogas e Medicamentos do Departamento de Vigilância Sanitária na manhã desta quarta-feira, 16, interditou duas farmácias no bairro de Águas Lindas e apreendeu medicamentos irregulares na feira da Terra Firme. A ação se estendeu ainda no bairro do Benguí, onde duas farmácias denunciadas foram encontradas fechadas, e no mercado do Guamá, no qual o denunciado fugiu assim que avistou a fiscalização.

Essa é a terceira operação realizada pela equipe de Drogas e Medicamentos em 2018, que visa coibir a venda irregular de medicamentos e identificar estabelecimentos sem a presença do profissional farmacêutico, sem licença de funcionamento e sem a origem dos medicamentos vendidos. “É um trabalho que realizamos continuamente desde 2013, que soma 16 ações ostensivas de fiscalização, inclusive com interdito do estabelecimento fiscalizado, e que tem por principal objetivo garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos que a população está consumindo. A cada operação que realizamos percebemos a diminuição da clandestinidade”, afirma Randolfo Coelho, coordenador da divisão.

Na operação de hoje, a fiscalização identificou antimicrobianos sem nota fiscal e locais sem a mínima estrutura para a venda de medicamentos. “Para definir os estabelecimentos fiscalizados hoje, fizemos uma busca ativa nos bairros e identificamos as irregularidades. Alguns locais são reincidentes e as equipes já fizeram as orientações, mas não houve readequação, então interditamos. No caso da Terra Firme, a venda estava sendo feita a céu aberto de xaropes sem registro sanitário e que são ‘indicados’ para todos os tipos de doença”, explica Randolfo.

Cinco fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária e viaturas da Guarda Municipal participaram da ação. Em cinco anos de operação, mais de três toneladas de medicamentos com irregularidades já forma recolhidos pelo órgão e incinerados.

Os proprietários dos estabelecimentos que tiverem o interesse de se legalizar no segmento farmacêutico devem procurar o Devisa para dar início ao processo de licença de funcionamento e não podem reabrir o estabelecimento até a liberação do documento. Denúncias podem ser feitas ao Departamento de Vigilância Sanitária localizado na travessa FEB, número 77, no bairro de São Brás.