Visitantes são orientados a evitar poluição sonora no Parque Estadual do Utinga


O uso de caixas de som, microfones e outros aparelhos de reprodução e ampliação sonora devem ser evitado no Parque Estadual do Utinga (Peut). A medida visa proteger os animais silvestres que vivem no espaço e que ficam assustados e estressados com o barulho excessivo.

“Precisamos sempre adotar medidas de proteção da fauna e da flora aqui do Parque, porque eles são os principais moradores e usuários desse espaço. A poluição sonora assusta e afugenta os animais e, por isso, os visitantes não devem usar caixas de som ou mesmo o som dos celulares, porque já são altos o bastante para incomodar os bichos”, explica a servidora do Ideflor-bio, Letícia Freitas, responsável pelo uso público do Utinga.

A orientação aos atletas, praticantes de esportes e visitantes do Parque utilizem fones de ouvido quando desejarem escutar músicas. Já o uso de equipamentos de som em eventos pode ser realizado mediante autorização oficial e formal da Gerência do Parque.

“Em caso de eventos de maior porte que demandam o uso de equipamentos sonoros, quando houver a autorização da Gerência, eles serão realizados em locais específicos e adequados, onde o som não incomode os animais”, acrescenta Letícia Freitas.

A entrada no Parque Estadual do Utinga é gratuita. O Parque funciona diariamente, das 5h30 às 17h. Para a realização de eventos, é necessário o agendamento prévio com a Gerência do Espaço, pelo e-mail visitacao.peut@ideflorbio.pa.gov.br, com ao menos 20 dias de antecedência da data desejada para eventos culturais e 90 dias para eventos esportivos.