Evento celebra os 200 anos de nascimento do filósofo Karl Marx



O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza no dia 21 de junho a mesa-redonda “200 Anos: Marx e a Política”. O evento é comemorativo aos 200 anos do nascimento do filósofo e sociólogo alemão Karl Marx. A mesa-redonda será realizada às 14h, no auditório do IFCH. A inscrição será feita no local do evento e haverá certificação de carga horária de 4h.
Segundo o mestrando do PPGCP, Alan Pereira, um dos organizadores do evento, é importante discutir Marx pois suas obras influenciam pesquisas científicas sobre a sociedade, principalmente na política. Allan destaca, ainda, que também é relevante contextualizar esse pensamento com o atual cenário da política brasileira. “Vamos discutir a luta de classes para Marx, o pensamento do autor sobre criminalidade, penalidade no Brasil e fetichismo da mercadoria. Estes temas serão trazidos para ao contexto brasileiro”, diz.

Participarão da mesa a professora Edilza Fontes (UFPA), que falará sobre a luta de classes no Brasil, destacando também a concepção histórica; a professora Bárbara Dias (UFPA), que falará sobre o fetichismo; o professor Gustavo Ribeiro (UFPA), que explicar sobre representação política das classes em Marx; e o advogado Adrian Silva, que vai discutir o pensamento marxista sobre crime e criminalidade e o contexto brasileiro.

A professora Bárbara Dias ressalta que Karl Marx é um dos intérpretes mais importantes do Capitalismo e das relações sociais de uma sociedade capitalista como a que vivemos. “Enquanto o capitalismo estiver vigorando, Marx é fundamental e atual. É sempre bom lembrar que ele falava que a realidade social está sempre em transformação e que só podemos compreender tais transformações se nos propusermos a entender o movimento material que produz as conexões sociais e o processo que cria a sociedade de classes”, completa.

Serviço:
Mesa-redonda “200 Anos: Marx e a Política”
Data: 21/06
Horário: 14h
Local: Auditório do IFCH
Inscrições gratuitas
Carga horária: 4h