Projeto "Conversa com Professores" discute o ensino de matemática na educação básica



Com o objetivo de discutir temas importantes para os professores da educação básica, será realizada neste sábado, dia 30, a segunda edição do projeto Conversa com Professores. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Educação e Matemática (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema desta edição do evento é “Letramento matemático – Ensino e aprendizagem nos anos iniciais”. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas na página do evento.

De acordo com coordenadora do projeto, a professora Elizabeth Manfredo, a proposta do evento é discutir os temas de maneira mais informal, com questionamentos e opiniões dos participantes. “O que distingue os eventos do projeto Conversa com Professores dos demais é a maneira com que ele é estruturado. Com o intuito de promover debates sobre temas que geram inquietações nos professores, as discussões são repletas de motivações para compreender o papel docente no espaço educacional”, afirma.

Tema - O tema desta edição é “Letramento matemático – Ensino e aprendizagem nos anos iniciais”. Elizabeth explica que o tema foi escolhido porque, mesmo sendo debatido no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, os alunos ainda sentem dúvidas sobre o assunto. “O tema também foi escolhido pela complexidade e atualidade, pois o letramento matemático refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da matemática no mundo moderno, nas diversas ações desenvolvidas diariamente e de saber lidar com essa capacidade”, completa. O convidado para a conversa é o professor Fábio Colins da Silva.

Projeto - Elizabeth Manfredo conta que a ideia para a criação do projeto Conversa com Professores surgiu na Feira do Livro. “O projeto foi idealizado pelo grupo, a partir de um encontro literário na Feira do Livro de 2017 com o poeta brasileiro Antônio Cícero, que respondeu a perguntas feitas pela plateia. Além daquelas que evidentemente haviam sido previamente preparadas pelos professores e pelos alunos que participavam da conversa, outras perguntas foram feitas espontaneamente pelo público, demonstrando o seu interesse em compreender o que é a literatura e a sua importância.”

Serviço:
Conversa com Professores
Tema: Letramento matemático – Ensino e aprendizagem nos anos iniciais
Data: 30/06
Local: Auditório do IEMCI
Hora: 8h30
Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui