Órgãos municipais intensificam ações durante o verão



A estimativa de veranistas para este mês de julho, no distrito de Mosqueiro, é de 500 mil visitantes, e para garantir que toda essa população que escolheu a bucólica se sinta segura e tenha acesso aos serviços essenciais, a Prefeitura de Belém, por meio dos órgãos municipais, tem garantido o apoio nas praias e mercados do local.

Quando o assunto é praia, ele se torna unanimidade entre as crianças, afinal, férias combinam com diversão na areia e na água. Por isso, a segurança destes ‘pequenos’ não poderia ficar esquecida, por este motivo, equipes da Defesa Civil Municipal estão durante todos os finais de semana com barraca de apoio na praia do Chapéu Virado. No último final de semana, foram realizadas ações de identificação das crianças, com pulseiras, e atendimento ambulatorial básico.

“A intenção aqui, é garantir que os banhistas e transeuntes se sintam amparados por meio dos nossos serviços. Uma das principais ações têm sido a identificação das crianças. Os pais ou responsáveis ganham uma segurança a mais com isso”, frisou o coordenador da ação, pela Defesa Civil, José Augusto Silva.

A advogada Patrícia Araújo, 41 anos, quando viu que estavam fazendo a identificação das crianças, aproveitou para fazer o mesmo com a pequena Julia, de cinco anos. “É sempre uma segurança a mais, mesmo que os nossos olhos não desgrudem deles. Saber que tem mais um item para segurança é muito bom, afinal, Mosqueiro é sempre tão agitada, cheia de gente, que a prevenção é a melhor opção”.

Trabalho infantil – Outra iniciativa, também voltada para a segurança e garantia de direitos das crianças e adolescentes, vem sendo realizada durante o mês de julho, pelas equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Mosqueiro. A ação é praticada pela equipe de educadores sociais de rua, no combate à mendicância e exploração de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, especialmente porque as atividades de exploração econômica e de lazer se acentuam durante o verão.

De acordo com o coordenador da ação da Funpapa, em Mosqueiro, Amarildo Cruz, as ações estão ocorrendo em diferentes locais do distrito. “A prevenção do trabalho infantil e exploração sexual é o nosso alvo, desta forma, as equipes fazem abordagens e, quando identificado algum caso nesta situação, buscamos alternativas para evitar, assim como convidamos estes menores para participarem da Colônia de Férias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Creas, assim, asseguramos a minimização das situações de riscos pessoal e social de crianças e adolescentes no distrito”.

Durante o final de semana, a Funpapa realizou 17 atendimentos de crianças, 26 de adolescentes e 11 de adultos em situação de rua nos seguintes locais: praias do Marahu, Paraíso, Baia do Sol, Carananduba, Furo das Marinhas, na praça da Igreja Matriz e mercados

Denúncias sobre situação de trabalho infantil podem ser feitas pelo Disque 100.