Princesa Mako do Japão visita o Pará em comemoração aos 110 anos da imigração no Brasil



Nos próximos dias 27 e 28 de julho, Belém recebe a visita de Sua Alteza Imperial a Princesa Mako do Japão, de 26 anos. Neta do Imperador Akihito, ela é a filha mais velha do Príncipe Akishino e da Princesa Kiko. Esta será a primeira vez que a Princesa Mako vem à cidade.

A visita da princesa faz parte das comemorações pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Durante a estadia no Pará, a realeza irá se encontrar com o chefe do executivo, o governador Simão Jatene; visitará as comunidades japonesas na cidade de Tomé-Açu, no nordeste paraense; e participará de programação solene na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, em Belém.

A presença dos japoneses no Pará completa 89 anos em 2018. Tradicionalmente, o Estado e o país têm um bom relacionamento, principalmente no âmbito econômico. Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa –"nikkei" – fora do Japão, com cerca de 1,9 milhão de pessoas. O Pará comporta uma das maiores colônias do país, a maior parte localizada na região nordeste do Estado.

Outras visitas

No ano de 2015, os pais da Princesa Mako, o príncipe do Japão, Akishino, e a esposa, a princesa Kiko, estiveram em Belém. A visita do casal real fez parte das comemorações pelo 120º aniversário do estabelecimento diplomático entre os países.

Akishino esteve no Brasil pela primeira vez em 1988 para assistir a uma cerimônia que marcou o 80º aniversário da chegada ao país do Kasato Maru, o navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses.

Em 16 de setembro de 1929, desembarcava o primeiro grupo de imigrantes japoneses em Belém, que seguiu para Tomé-Açu, formado por 43 famílias, totalizando 189 pessoas. Esse fluxo em direção ao Estado se deu ao longo do século XX, basicamente, durante dois períodos: de 1929 a 1937 e de 1952 a 1962.

Programação

27 DE JULHO (sexta-feira)

9h- Encontro com o governador do Pará no Palácio Lauro Sodré (Museu Histórico do Estado do Pará)

11h - Início da programação em Tomé-Açu:

- Aposição de flores no Monumento em homenagem aos imigrantes pioneiros japoneses

- Recepção de boas-vindas na Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu

- Visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa

28 de JULHO (sábado)

8h30 - Programação na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira

Credenciamento