Belém recebe apresentação gratuita da Esquadrilha da Fumaça


Esquadrilha da Fumaça - Foto: Força Aérea Brasileira



Após sete anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, volta a riscar o céu de Belém. O show de acrobacias aéreas poderá ser apreciado de forma gratuita pelos paraenses no próximo dia 25 de julho, às 17h, em frente ao Armazém 2 da Estação das Docas. As demonstrações também serão realizadas em mais uma cidade do Norte do Brasil, Porto Nacional, no Tocantins, e em 10 cidades da região Nordeste, completando um tour do Esquadrão pelo Norte-Nordeste do país. A última vez que o EDA esteve em Belém foi em 2011.

Segundo informações do EDA, da Força Aérea Brasileira (FAB), a apresentação dura aproximadamente 40 minutos. A expectativa é de grande participação do público, que poderá conferir as manobras de qualquer ponto da orla da Estação. O Governo do Estado, por emio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, e a Prefeitura de Belém atuam em conjunto com as Forças Armadas na organização do evento, incluindo orientações de trânsito no local e segurança das milhares de pessoas que devem comparecer ao local.

“A gente é sempre muito bem recebido em todas as cidades, e em Belém não será diferente. Estamos esperando reunir bastante público na Estação das Docas. A Base Aérea de Belém está organizando uma exposição, que será em um dos galpões. Então espero que o público goste, que vá prestigiar”, diz o capitão Glauber Silva, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Esse é o primeiro circuito da equipe na região Norte-Nordeste. Os militares, entre oficiais e graduados, iniciaram o tour em Salvador, na Bahia, no dia 14 de junho, e só encerram a programação no próximo dia 27 de julho, em Barreiras (BA). As demais cidades a receberem o circuito são Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE), São Luís (MA) e Imperatriz (MA).

“Para nós é um grande privilégio poder retornar a essas regiões, realizando 12 apresentações com o avião A-29 Super Tucano e representando, de forma bastante profissional, a Força Aérea Brasileira”, comenta o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, tenente coronel Marcelo Oliveira da Silva.

Em todas as cidades programadas, a Esquadrilha da Fumaça já fez demonstrações aéreas, exceto em Jericoacoara. Em São Luís, a última vez que houve apresentação foi em 2013. Em Salvador, Recife e Fortaleza, em 2012. Em Natal e Belém, em 2011. Em Barreiras e Umirim houve uma única vez, em 2006 e 2007, respectivamente. Em Aracaju, em 2003. Em Porto Nacional, 1996, e em Imperatriz, 1994.

Também faz parte da programação uma exposição que trará arquivos da Marinha e Aeronáutica do dia 21 ao dia 25, sempre de 10h às 20h, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas. A entrada é gratuita.

Com mais de 3,8 mil demonstrações feitas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração conta com cerca de 50 acrobacias.