![]() |
| Imagem de internet |
Seminário vai
debater os resultados do mais amplo levantamento sobre hábitos culturais
realizado no Brasil. A pesquisa Cultura nas Capitais apresenta um detalhamento
inédito sobre a relação com atividades culturais e de lazer da população de 12
capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília,
Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e São
Luís –, um universo que representa mais de 33 milhões de brasileiros
(considerando apenas indivíduos com 12 anos ou mais), segundo o IBGE. O seminário
ocorre nesta quinta-feira, 09, 9h às 13h, no Centro Cultural Sesc Boulevard
(Av. Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina).
Sobre a
pesquisa:
Foram ouvidas
10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de
julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo. O
questionário, com 55 perguntas, traçou um panorama dos hábitos culturais dos
moradores de 12 capitais brasileiras, apontando as atividades mais e menos
praticadas. O estudo procura entender como algumas variáveis demográficas,
sociais, econômicas e comportamentais (sexo, idade, escolaridade, renda, estado
conjugal, presença de filhos, cor e religião) influenciam a vida cultural da
população, aproximando ou afastando os moradores do cinema, do teatro, do
circo, de shows de música e de outras atividades. A pesquisa também explora a
forma pela qual o brasileiro se relaciona com o audiovisual, as artes cênicas,
as artes visuais e a música. Além de perguntas sobre as motivações e barreiras
que aproximam e afastam as pessoas de algumas atividades, o estudo traz
questões que avaliam o impacto das novas tecnologias e a forma pela qual a
população escolhe as suas atividades culturais. Todas as informações estarão
também disponíveis para acesso público e gratuito no site:
http://www.culturanascapitais.com.br.
PROGRAMAÇÃO
09:00 09:30
Acesso e Credenciamento
09:30 11:00
Mesa 1 - Hábitos culturais: acesso e exclusão
11:00 11:20
Intervalo
11:20 12:45
Mesa 2 - Música, festas populares e equipamentos culturais
MESA 1 –
Hábitos culturais: acesso e exclusão
MESA 2 –
Música, festas populares e equipamentos culturais
Apresentação:
João Leiva
(JLeiva Cultura & Esporte)
Ricardo
Meirelles (PrimaPágina)
Marlene Treuk
(Datafolha)
Renée Clalu
(Se Rasgum Produções)
Ney Messias
Sobre a
JLeiva Cultura & Esporte
Consultoria
especializada no desenvolvimento e implantação de políticas de marketing
cultural, esportivo e social de empresas e instituições públicas ou privadas.
Com amplo conhecimento do mercado brasileiro, a JLeiva Cultura & Esporte
orienta as empresas e instituições no desenvolvimento de estratégias alinhadas
com sua visão, sua missão e seus valores, e com as necessidades e oportunidades
dos mercados cultural e esportivo. Atuando desde 2004, participou da realização
de mais de 500 projetos culturais e esportivos, da área social ao
entretenimento, nas mais diferentes cidades e regiões do Brasil.

