Biblioteca Itinerante Arthur Vianna volta à ativas nesta segunda

Estudantes na biblioteca Arthur Viana - Foto: Diogo Vianna/ ASCOM FCP

A Biblioteca Itinerante Arthur Vianna vai voltar à estrada para incentivar a leitura em bairros carentes de bibliotecas fixas e em cidades do interior do estado. A programação começa nesta segunda-feira 13, em Castanhal e passa por mais sete cidades, contando com Belém, terminando as atividades dia 31 no distrito de Mosqueiro.

Com mais de 30 anos de história, a iniciativa funciona assim: o veículo adaptado vai até uma praça pública ou colégio e realiza atividades didáticas de forma lúdica. No início a Biblioteca Itinerante passeava apenas pelos bairros da capital, mas hoje já alcança vários municípios fora da Região Metropolitana de Belém. Só esse mês serão cinco cidades que receberão as atividades.

Na primeira semana de atividades, de 13 a 17, o veículo fará o chamado percurso da “Região Guamá”, composto por: Castanhal, Igarapé-Açu, Inhangapi, Mãe do Rio e Marapanim. Depois a biblioteca pisa no freio durante o fim de semana e volta às atividades na segunda-feira, dia 23, onde estaciona na frente da Escola Estadual Waldomiro Rodrigues de Oliveira, em Belém.

No dia seguinte, 24, serão duas paradas. Primeiro a Escola Municipal Associação das Mulheres Moradoras de Ananindeua e segue para a Biblioteca Municipal de Tucuruí, onde fica até o dia 25. A última parada será na ilha de Mosqueiro, no último dia do mês, 31 de agosto, na praça pública do local.