Pará entra na rota




   Diversos eventos, que incluem os jogos de tabuleiro, são realizados por todo o país. No Rio de Janeiro, o destaque é para o Diversão Offline, maior evento de jogos de tabuleiro da América Latina, que já reuniu mais de três mil pessoas. No Pará, Belém vai sediar a sexta edição do Égua do Board Game (EBG), no dia 9 de dezembro. É um evento voltado para amantes de todos os tipos de jogos (online e offline), admiradores de eventos culturais, ou apenas entusiastas das diferentes formas de entretenimento. Serão seis horas ininterruptas, onde o público poderá desfrutar de mais de 40 jogos de tabuleiro modernos.


    O EBG surgiu quando um grupo de amigos e admiradores de board games decidiu levar o pequeno hobby para além das reuniões nas salas de suas casas. Desde novembro de 2017 até agora o grupo já realizou cinco edições do evento, mobilizando centenas de pessoas na capital paraense e articulando parcerias com editoras nacionais e lojas especializadas como Conclave, Galápagos, Devir, Ludoteca entre outras.

Onde tudo começou

Ao longo da História, os jogos foram evoluindo. Na Grande Depressão americana, em 1929, surgiu o Banco Imobiliário, que despontou nos Estados Unidos. Os jogos atingiram o seu primeiro auge entre meados da década de 1950 e 1980. Depois, com o lançamento de videogames e o aparecimento da banda larga, os board games foram perdendo um pouco de força. Os jogos de tabuleiro modernos popularizaram-se na Alemanha na década de 90. Até que nos anos 2000 explodiram lançamentos, tanto na Europa quando no Brasil, e os tabuleiros voltaram com tudo. Muitos deles baseados, inclusive, em filmes e séries.


O jogo no Brasil

Os índios conheceram primeiro um jogo chamado Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo. É um jogo de estratégia. 

O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer cinco cachorros. Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).




Reportagem: Celso Freire