Diversos eventos, que incluem
os jogos de tabuleiro, são realizados por todo o país. No Rio de Janeiro, o
destaque é para o Diversão Offline, maior evento de jogos de tabuleiro da
América Latina, que já reuniu mais de três mil pessoas. No Pará, Belém vai
sediar a sexta edição do Égua do Board Game (EBG), no dia 9 de dezembro. É um
evento voltado para amantes de todos os tipos de jogos (online e offline),
admiradores de eventos culturais, ou apenas entusiastas das diferentes formas
de entretenimento. Serão seis horas ininterruptas, onde o público poderá
desfrutar de mais de 40 jogos de tabuleiro modernos.
O EBG surgiu quando um grupo de
amigos e admiradores de board games decidiu levar o pequeno hobby para além das
reuniões nas salas de suas casas. Desde novembro de 2017 até agora o grupo já
realizou cinco edições do evento, mobilizando centenas de pessoas na capital
paraense e articulando parcerias com editoras nacionais e lojas especializadas
como Conclave, Galápagos, Devir, Ludoteca entre outras.
Onde tudo começou
Ao longo da História, os jogos
foram evoluindo. Na Grande Depressão americana, em 1929, surgiu o Banco
Imobiliário, que despontou nos Estados Unidos. Os jogos atingiram o seu primeiro auge entre meados da
década de 1950 e 1980. Depois, com o lançamento de videogames e o aparecimento
da banda larga, os board games foram perdendo um pouco de força. Os jogos de
tabuleiro modernos popularizaram-se na Alemanha na década de 90. Até que nos
anos 2000 explodiram lançamentos, tanto na Europa quando no Brasil, e os
tabuleiros voltaram com tudo. Muitos deles baseados, inclusive, em filmes e
séries.
O jogo no Brasil
Os índios conheceram primeiro
um jogo chamado Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse
jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como
Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo. É um
jogo de estratégia.
O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça
e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a
onça e o objetivo da onça é comer cinco cachorros. Jogos parecidos a este são
encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia
(Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).
Reportagem: Celso Freire