Serviço de radioterapia passará a ser oferecido no sudeste paraense à usuários oncológicos

Recepção do hospital - Foto: Divulgação/Ascom



Até janeiro de 2019, a assistência no tratamento de câncer oferecido para usuários atendidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Unacon), Tucuruí, no sudeste, será complementado com a oferta do atendimento em radioterapia em atendimento às Normas Técnicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que proporcionará mais segurança e qualidade, nesta modalidade de tratamento oncológico, beneficiando diretamente os seus usuários.

Hoje, a unidade oferece consulta ambulatorial com rádio-oncologista, onde o usuário passa por avaliação com o  especialista, que orienta como será o tratamento, a duração e o que fazer após o término, diminuindo a ansiedade dos pacientes. O procedimento de radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células proliferem. Estas radiações não são visíveis e são indolores.

A assistência oncológica no sudeste paraense, iniciou em abril de 2016 com a inauguração da Unacon e, vem ampliando os atendimentos, gradativamente, para uma população estimada em 1,8 milhão de habitantes, que passou a dispor de consultas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica, disponibilizando cerca de 800 consultas mensais, em julho daquele ano, a unidade passou a ofertar  o serviço de Quimioterapia com a capacidade de 450 sessões mensais, entre outros serviços como endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, laboratório de análises clínicas e radio oncologia, psicologia, nutricionista e fisioterapia, que foram estruturados nos meses seguintes.  Com os serviços, os usuários permaneçam na região, junto de suas famílias, além de reduzir o deslocamento para Belém ou outros centros de oncologia.

Diretor executivo da Unacon, Thiarle Dassi - Foto: Divulgação/Ascom
De acordo com o diretor executivo da Unacon, Thiarle Dassi, o serviço está sendo implementado com adequações e melhorias do espaço na unidade, atendendo normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com a construção de uma área para atendimento multiprofissional, entre eles, fisioterapia, nutrição e fisioterapia, administrativa, que atualmente ocupam a área da radioterapia.

“Serão promovidas ainda adequação para funcionamento da unidade de internação oncológica, dentro do Hospital Regional de Tucuruí, entre outras necessidades relacionadas a recursos tecnológicos. O principal benefício é o tratamento de radioterapia para todos os usuários.

Biópsias- Com relação às biopsias, em setembro, os protocolos de acesso aos serviços da Unacon foram revisados juntamente com a Regulação da SESPA e, desde outubro, estão focando os cinco principais tipos de câncer estabelecidos para Unacon´s (mama, próstata, colorretal, colo do útero e estômago). “Com isso, as biopsias passaram a ser realizadas pela Unidade, facilitando e agilizando o acesso dos pacientes nesta condição”, explicou o gestor.

Cuidados Paliativos: Thiarle Dassi, adiantou também que a Unacon está estruturando o Serviço de Cuidados Paliativos. Ele será disponibilizado aos pacientes oncológicos em atendimento na Unidade, a partir deste mês, com atendimento da Equipe Multiprofissional, também voltado para orientação aos familiares e/ou cuidadores.

Serviço: A Unacon que é referência no tratamento de câncer no sudeste paraense, funciona em Tucuruí, em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e (94) 3778-4599.