O Assaí Atacadista inaugura, no dia 21
de dezembro, sua terceira unidade no estado do Pará em um período de dois anos.
Desta vez, a cidade que recebe a nova loja da rede é Castanhal, na região
metropolitana de Belém. A loja demandou investimento de R$ 47 milhões, gerou
aproximadamente 470 vagas de empregos diretos e indiretos e tem 4,2 mil m² de
área de vendas. A unidade fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas nº 5600 e é
a 142ª loja do Assaí no Brasil.
“Chegamos ao Pará em 2016 e percebemos
que o estado tem muita aderência para o negócio do Assaí e contribuiu muito
para o nosso plano de expansão. Em dois anos, vamos inaugurar, agora, a nossa
terceira unidade, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 150 milhões
no estado e a geração de mais de 1,6 mil empregos. Além de nos tornarmos uma
opção econômica para os nossos clientes paraenses, também é uma grande
satisfação ampliar a nossa presença chegando a Castanhal, um município que tem
no comércio uma de suas principais atividades. Temos certeza de que esta loja
replicará o sucesso das demais que já temos instaladas no Pará”, diz Belmiro
Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.
Um dos diferenciais da política
comercial do Assaí contempla a política de dois preços. Isso significa que o
cliente não precisa comprar uma caixa fechada de um produto para conseguir
valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades já é possível pagar
o valor de atacado – essa informação está disponível nas etiquetas dos produtos
expostos na área de vendas. Além disso, o Assaí também disponibiliza o seu
cartão de crédito próprio, o Passaí. Com o cartão, os clientes têm a vantagem
de pagar o preço de atacado comprando apenas uma unidade de determinado produto
– ou seja, não será preciso adquirir uma quantidade mínima definida para
aproveitar a economia proporcionada nas compras em atacado. Esse benefício é
inédito no segmento de atacado de autosserviço do Brasil.
O Assaí é um dos principais atacados do
País e tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2017, a
rede inaugurou 20 novas lojas e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1
bilhões, expansão de 28% na comparação com o ano anterior. No primeiro semestre
de 2018, a rede já cresceu 25%, mantendo o ritmo, e repetiu o desempenho no
terceiro trimestre, com um avanço de 25,5%. O crescimento do Assaí pode ser
explicado a partir de alguns fatores. Um deles é a assertividade do negócio e a
adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles
consumidores finais em busca de economia, sejam empreendedores que buscam preço
baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável.
Além disso, o momento econômico também
colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e
encontraram no atacado uma opção que vale a pena. “Soma-se a esse cenário a
aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o
crescimento e a abertura de novas lojas do segmento, regiões e cidades que
antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e
optar por realizar suas compras nesse canal. Desta forma, o atacado chega a
novos lugares, atraindo novos públicos e se popularizando”, analisa o
presidente da rede.
Nos últimos cinco anos, observa-se nas
lojas de atacado, e consequentemente também nas unidades do Assaí, um crescente
movimento dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia
características do setor. E esse comportamento foi confirmado por pesquisa
realizada pelo Data Popular em parceria com o Assaí, com aproximadamente 12 mil
clientes em todas as regiões do País, no ano passado. A principal constatação
da pesquisa é a confirmação de um movimento efetivo de consumidores finais para
essas lojas, em busca de economia diante de uma situação econômica mais
desafiadora. 60% dos entrevistados afirmam ter passado a fazer compras no
segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar
comprando quando a situação melhorar.