Curso de Cuidador de Idosos - Ano 2019


Curso de cuidador de idoso: Foto: Ascom/Ag.Pará

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), informa que estão abertas, no período de 3 a 5 de dezembro de 2018, as inscrições gratuitas para o Curso de Cuidador de Idosos que será realizado pela Unidade no ano de 2019. Serão ofertadas 35 vagas por turma, conforme cronograma posteriormente divulgado pelo Hospital. O ingresso no Curso de Cuidador de Idosos na modalidade de Formação Inicial é realizado em conformidade com a Resolução CD/FNDE nº 4, de 16 de março de 2012, que exige como requisitos a idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo como escolaridade. 

Para participar do curso são pré-requisitos ter idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo. O Hospital Galileu é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e realiza o curso de Cuidador de Idosos desde janeiro de 2017 com o objetivo de contribuir com a sociedade e suprir a necessidade de capacitação de pessoas para atuarem no cuidado com a pessoa idosa. A Unidade já formou cerca de 200 cuidadores.

O conteúdo programático do curso é todo ministrado por profissionais do Hospital, entre eles, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e farmacêuticos. As matérias buscam formar um profissional completo com conhecimentos sobre ética; direitos do idoso; acessibilidade e prevenção de quedas; cuidados com medicamentos; prevenção de lesão de pele; noções básicas de primeiros socorros; cuidados com medicamentos; e mais.

São públicos prioritários do curso estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; pessoas com deficiência; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, desde que na condição de bolsista integral.