Contação de histórias deixa o Hospital 5 de Outubro mais lúdico e descontraído




A visita dos membros da Comissão de Humanização do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, as crianças internadas na Unidade, é sempre bem-vinda. Pois através da contação de historias, o mundo da fantasia entra em ação para minimizar o estresse dos pequenos que estão em tratamento no Hospital.

Segundo a auxiliar de qualidade e membro da comissão Ariane Araújo, a iniciativa tem como objetivo favorecer o ambiente lúdico às crianças, usufruindo do tempo disponível fora da rotina hospitalar, por meio do projeto “Saúde e Alegria”. “Buscamos trazer de volta a alegria e o sorriso delas pelo encantamento do mundo mágico das histórias infantis”, disse.

Ariane ainda explicou que o projeto acontece pontualmente quando uma criança é admitida na Unidade de Internação do hospital. Com o apoio da técnica em Enfermagem do HCO Francineide Costa, que trabalha no setor e é membro da comissão, a equipe é informada da estadia da criança e sua faixa etária. “Ela faz a entrega de desenhos e giz de cera para que os pequenos possa colorir, no segundo momento a equipe conta história, e a criança tem a opção de escolher a história que deseja ouvir de acordo com os livros ofertados”, relatou a profissional.

Com a assistência à saúde baseada em princípios como humanização, excelência e segurança do paciente, o Hospital 5 Outubro busca sempre a melhoria continua de seus processos para garantir a satisfação dos usuários. Por este motivo a Unidade promove diversas ações durante o ano para deixar o período de permanência dos pacientes mais tranquilo e agradável no Hospital, como cantar parabéns para os pacientes internados no dia do seu aniversário, as puérperas recebem orientações sobre a amamentação, as gestantes realizam visitas ao centro cirúrgico onde irão ganhar o seu bebê, entre outras inciativas.