Domingo é dia de concerto


Neste domingo, dia 19 de maio, às 19h, será apresentado, no Theatro da Paz, o concerto “Carta de Caminha”, de autoria do músico português Rui Castilho de Luna. A obra é inspirada na “Carta de Pero Vaz de Caminha”, primeiro documento escrito a ser produzido em solo brasileiro, narrando o primeiro contato entre portugueses e os povos que aqui viviam, acontecimento histórico que transformou para sempre a história dos dois países.

A obra musical será executada no piano, por Rui de Luna, acompanhado na percussão pelo músico português João Ferreira. Em paralelo à apresentação musical, haverá a leitura interpretativa da Carta, a ser feita pelo ator brasileiro Leopoldo Pacheco, cujo último papel foi em “O Sétimo Guardião”, atual telenovela da Rede Globo na faixa das 21 horas.

O espetáculo, que será aberto ao público, é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra do Instituto Camões “João Lúcio de Azevedo” (I.P | UFPA). O concerto conta com o alto patrocínio da Presidência da República de Portugal e tem o apoio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa, Portugal), do Governo do Estado do Pará – por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e do Theatro da Paz –, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), do Hotel Princesa Louçã e das empresas portuguesas Mister Man e BÁ Studio.