Serviços paraenses apresentam maior queda desde março de 2018




O setor de serviços apresentou uma queda de - 6,6% no mês de março de 2019, sendo a maior variação negativa desde março do ano passado. Apesar desse resultado negativo, o setor vinha com resultados positivos desde outubro de 2018, porém a partir de fevereiro deste ano, os resultados começaram a se inverter. O Pará ocupou a 16ª colocação entre os estados brasileiros pesquisados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O Amazonas alcançou a primeira colocação com 2,5% e o Amapá (-15,6%) a última colocação.

Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registra quedas em março

Os destaques foram para o transporte aéreo de passageiros não regular, gestão de portos e terminais, e agenciamento marítimo todos com quedas significativas. Além desses, os transportes rodoviário de carga e Por navegação interior de carga também sofreram quedas no volume de prestação de serviços, sendo este um grupo com muita importância na logística de transporte do Pará, responsável pelo trânsito tanto de pessoas quanto de produtos.

Serviço de informação e comunicação apresenta variação negativa

O grupo abarca atividades como por exemplo, telecomunicações, serviços de tecnologia da informação e serviços audiovisuais, apresentou diminuição significativa nos serviços relacionados ao tratamento de dados e serviços de distribuição de internet.

Serviços profissionais, administrativos e complementares acompanha diminuição mensal

Outro grande grupo que registrou queda foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, evidenciado pela diminuição da prestação de serviços de engenharia, publicidade e locação de automóveis.

Serviços prestados às famílias segura setor de serviços

Apesar do mês de março ter apresentado quedas em diversas atividades na prestação de serviços, as atividades relacionadas aos serviços prestados às famílias (Alojamento e alimentação, atividades culturais, recreação e lazer, atividades esportivas e serviços pessoais e de educação continuada) evitou uma maior queda no volume de serviços.


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