Hospital 5 de Outubro alerta para importância da vacina Tetra Viral




A vacina Tetra Viral protege a criança de quatro doenças: Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela (catapora), e sua combinação deve ser aplicada através de uma injeção. Ciente deste importante método preventivo, o Hospital 5 Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, dispõe dessa vacina na Unidade.


A Enfermeira do HCO Kelciane Coura, explicou que a vacina é uma combinação de vírus vivos atenuados e que todos os quatro componentes desta vacinação obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. "A vacinação e os programas de vigilância epidemiológica são importantes para o controle da veiculação dessas doenças", disse a profissional.


Só no primeiro semestre de 2019 a unidade realizou 50 atendimentos a pacientes com Varicela, sendo 12 adultos e 38 crianças. No mesmo período, foram realizados também 23 atendimentos de pacientes com Caxumba, sendo 10 adultos e 13 crianças.

A sala de vacinação do Hospital 5 de Outubro funciona nos seguintes horários: segunda e quinta-feira das 7h às 19h, na terça, quarta e sexta-feira das 7h às 18h e no sábado das 7h às 12h.


Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. No caso de crianças, é aceito a certidão de nascimento no lugar do documento com foto. Caso a vacina seja pelo convênio AMS, é obrigatório a apresentação do cartão convênio.



Além da vacina Tetra Viral, a unidade dispõe de outros tipos de vacinas para atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.