Para incentivar a imunização das gestantes e capacitar os profissionais de saúde que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica da Saúde Pública, a empresa GSK está realizando uma série de seminários sobre a vacinação no Brasil, com ênfase no calendário vacinal da gestante que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O próximo "Fórum Vacinas na Gestante" será realizado (quarta-feira), dia 21 de agosto, em Belém (PA). As gestantes devem tomar diversas vacinas durante a gestação e uma delas é a vacina que previne contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa).
A coqueluche é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano. Em 2018, a cobertura vacinal contra a doença em gestantes chegou a apenas 59%, segundo
dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).
A doença é transmitida facilmente de pessoa para pessoa e os bebês de até seis meses de idade, que ainda não completaram o esquema primário de vacinação com DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), são mais suscetíveis a doença.
As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactentes, sendo responsáveis pela transmissão, em aproximadamente, 37% dos casos. A vacinação é uma das principais formas de prevenção.
A vacina contra coqueluche (dTpa) é gratuita para as gestantes nos postos de saúde e deve ser tomada a cada gestação.