De 29 de agosto a 1º de setembro Belém vai respirar arte. Tudo por conta da Semana SESI de Teatro, que traz uma programação especial, com apresentação de espetáculos produzidos e estrelados por artistas locais, sem perder de vista a troca de experiência com a produção nacional. Um dos destaques, no palco do Sesi, será a peça “Ver de Ver-o-Peso”, do Grupo Experiência, que há quatro décadas é encenada com grande sucesso, acompanhada de uma exposição contando um pouco dessa história. Outro presente ao público será o monólogo “A Ira de Narciso”, do gaúcho Gilberto Gawronski, eleito melhor ator durante a 31ª edição do Prêmio Shell de São Paulo.
A coordenadora do Teatro do SESI, Ana Cláudia Moraes, ressalta que a mostra será uma oportunidade de intercâmbio entre os artistas e técnicos. “Na programação de 2019, procuramos contemplar os grupos de teatro que temos aqui no Pará, com longa trajetória de atuação, como o Grupo Experiência, o Grupo de Teatro Palha e o grupo In Bust Teatro com Bonecos, além de artistas paraenses em suas atuações como Adriano Barroso, Leonel Ferreira, Jef Cecim, Anibal Pacha. Somando-se a isso, temos também outros grupos com uma trajetória de atuação mais recente – Cia Paraense de Potoqueiros, Projeto Camapu, que vêm compor essa Semana SESI de Teatro. Estamos ainda trazendo uma peça nacional, A Ira de Narciso, um espetáculo para a nossa reflexão, emoção, assim como todos os outros que estão compondo a mostra”, avalia.
Durante quatro dias, além dos espetáculos teatrais, a programação vai contar também com oficina, palestras, exposição e lançamento de livro, a maioria com entrada gratuita.
A Semana começa no dia 29, pela manhã das 9h às 12h, com a Oficina “Improvisos Dramatúrgicos”, do premiado dramaturgo paulista Victor Nóvoa, e segue até o dia 31, sempre no mesmo horário. Atualmente ele é coordenador do curso de Artes Cênicas, na Universidade Nove de Julho e iniciou sua carreira no palco da Universidade de São Paulo, onde fez sua graduação. Seus textos já foram encenados por diretores de renome no cenário teatral brasileiro: Rogério Tarifa, Domingos Montagner (já falecido), Vinícius Torres Machado e Gabriella Argento.
O dia segue ainda com a palestra “Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Economia da Cultura e a importância do investimento em Cultura’, às 17h30, com Antenor José de Oliveira Neto, gestor da Divisão de Cultura e Arte da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Às 19h30, a programação conta com a exposição sobre o Grupo Experiência com fotos e textos de seus trabalhos mais relevantes. E a noite se encerra às 20h30, com a apresentação do Espetáculo Ver de Ver-o-Peso, do paraense Grupo Experiência, montagem que mistura de comédia e teatro de revista e faz uma sátira sobre os costumes do povo paraense, tendo como cenário a maior feira a céu aberto do Brasil, o Ver-o-Peso.
No dia 30, Antenor Neto volta ao teatro, dessa vez para falar sobre “Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural e A Cultura como transformação social”, às 17h30. Em seguida, serão apresentados o Teatro Lambe Lambe “A lenda da Matinta Pereira”, com JefCecim, às 19h30 e o Espetáculo Honorata, do Grupo de Teatro Palha, às 20h30.
No dia 31, será a vez do Espetáculo Curupira, do Grupo In Bust Teatro com Bonecos, às 17h. Às 18h, haverá o lançamento do livro “Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma Meninagem Arteira - exercícios e experimentações para o teatro de animação”, de Aníbal Pacha. Logo em seguida, será encenado o Monólogo das Mãos, com o ator Adriano Barroso. A noite se encerra com o Espetáculo A Ira de Narciso – Gilberto Gawronski (RJ), às 20h30.
Com texto do dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, que também é o personagem, o monólogo em primeira pessoa fala da permanência dele na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, onde é convidado a dar uma palestra sobre o famoso mito de Narciso. Instalado em uma luxuosa suíte de hotel, ele aproveita o tempo livre para fazer amizades em um site de paqueras. É num deles que conhece um jovem esloveno com quem tem um encontro e, sem querer, acaba envolvido em um jogo de interrogações pelos quatro dias seguintes.
A programação da Semana SESI de Teatro se encerra no dia 1º de setembro, às 11h, com o Espetáculo infantil O jardim de Alice – Projeto Camapu. Às 18h, será a vez do Monólogo Um Homem Sem Títulos, com Leonel Ferreira e, logo em seguida, às 19h será apresentado o Espetáculo Eternamente Rainhas, da Cia. Paraense de Potoqueiros.
Serviço: Semana SESI de Teatro, de 29 de agosto a 1º de setembro, no Teatro do SESI. Ingressos e inscrições pelo site teatro: SESI - Serviço Social da Indústria (clicar no banner da Semana SESI de Teatro). Mais informações pelo telefone: 3366-0965 – 0967
Acompanhe a programação completa
Dia 29/08
17h30 - Palestra I - Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Economia da Cultura e a importância do investimento em Cultura - Antenor José de Oliveira Neto (FIRJAN/RJ)
19h30 - Exposição sobre o Grupo Experiência com fotos e textos de seus trabalhos mais relevantes
20h30 - Espetáculo Ver de Ver-o-Peso – Grupo Experiência
Dia 30/08
17h30 - Palestra II: Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural e A Cultura como transformação social - Antenor José de Oliveira Neto (FIRJAN/RJ)
19h30 - Teatro Lambe Lambe A lenda da Matinta Pereira - JefCecim
20h30 - Espetáculo Honorata – Grupo de Teatro Palha
Dia 31/08
17h - Espetáculo Curupira - Grupo In Bust Teatro com Bonecos
18h - Lançamento do livro “Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma Meninagem Arteira - exercícios e experimentações para o teatro de animação” - Aníbal Pacha
19h - Espetáculo Monólogo das Mãos – Adriano Barroso
20h30 - Espetáculo nacional A Ira de Narciso – Gilberto Gawronski (RJ)
Dia 01/09
11h - Espetáculo infantil O jardim de Alice – Projeto Camapu
18h - Monólogo Um Homem Sem Títulos – Leonel Ferreira
19h - Espetáculo Eternamente Rainhas – Cia. Paraense de Potoqueiro
De 29 a 31/08, 9h às 12h
Oficina Improvisos Dramatúrgicos – Prof. Victor Nóvoa / SP