BANCO DA AMAZÔNIA E CNC ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA




Uma parceria inédita entre o Banco da Amazônia e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi firmada na tarde do dia 9 de setembro, na sede do Banco da Amazônia, em Belém-PA, por meio da assinatura de um convênio entre as duas instituições. O setor de comércio dos estados da região Norte terá a ampliação de acesso às linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), principal fonte de recurso de fomento operada com exclusividade pelo Banco da Amazônia.

O Presidente do Banco, Valdecir Tose, explica que o acordo é o primeiro em âmbito nacional e atenderá todos os segmentos, com ênfase no comércio. “As linhas do FNO serão melhor divulgadas entre comerciantes pequenos, prestadores de serviços até redes de supermercados. Será uma importante iniciativa para fomentar o comércio de toda a região Norte”, pontuou.

O acordo conta com ações do Banco da Amazônia e das Federações de Comércio de cada estado, integrando a divulgação das linhas de crédito do FNO, agilizando os processos de análise do Banco, através da criação de uma linha de crédito mais fácil e mais rápida e que atenda o público que atua nas empresas instaladas nos Estados. A contratação do financiamento pode ser mostrada através do simulador do FNO, que permite simular uma contratação. O montante contratado vai depender da empresa.

O convênio irá vigorar por 24 meses e pode ser renovado. Permitirá que a atuação do Banco da Amazônia se multiplique, pois através da CNC, será possível levar ao tomador final do crédito, o conhecimento sobre as linhas existentes com o FNO.

O presidente em exercício da CNC, Valdeci Cavalcanti, ressalta a importância do acordo, que será um grande instrumento facilitador das operações financeiras entre o Banco entre as empresas do comércio de bens, serviços e turismo de toda região Norte. “Os estados vão ser beneficiados e, consequentemente, terão a facilidade de obter recursos com as menores taxas de juros”, ponderou.

Para quem opera no setor do comércio, poderá através do Serviço Brasileiro de Apoio às micros e pequenas empresas (SEBRAE/PA) buscar informações e capacitação como acessar as linhas de crédito, podendo também se dirigir a uma das agências do Banco e a Fecomércio para informações e capacitação sobre como acessar as linhas de crédito.