O primeiro passo para o processo de
reforma e adequação do terminal hidroviário de Cachoeira do Arari, na ilha do
Marajó, foi dado nesta quarta-feira (18), após assinatura do termo de
cooperação técnica entre a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e
prefeitura municipal. O documento prevê a elaboração de projeto básico e
executivo para futura revitalização do espaço.
"O objetivo desta futura reforma
por parte do Governo do Estado é propiciar uma maior integração de Cachoeira do
Arari com os outros municípios do Marajó, que também terão terminais reformados
em breve. Este terminal também vai facilitar o escoamento da produção local e
permitir um maior desenvolvimento da economia na região", destaca Abraão
Benassuly, presidente da CPH.
Para Jaime Barbosa, prefeito de
Cachoeira do Arari, a futura reforma do espaço vai potencializar o turismo na
região e oferecer mais conforto e segurança para os usuários. O município
possui hoje uma população de 27 mil habitantes, segundo a administração municipal.
"O terminal é a principal porta de
entrada da cidade e, com essa revitalização, vamos poder dar mais conforto e
segurança tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam nosso
município. É uma obra muito aguardada pela população", observa o prefeito.
O projeto de reforma e adequação do
terminal hidroviário de Cachoeira do Arari tem o prazo de 12 meses para ser
concluído.
Reformas - Em julho deste ano, durante
as ações do Governo Por Todo o Pará, no Marajó, Governo do Estado, CPH e
prefeituras municipais assinaram as ordens de serviço para elaboração de
projetos de reforma e adequação de 10 terminais hidroviários: Cachoeira do
Arari, Santa Cruz do Arari, Chaves, Melgaço, Anajás, Bagre, Afuá, Soure, Breves e Portel.
O investimento, no valor de R$
738.615,05, beneficiará os terminais de Breves, Santa Cruz do Arari, Melgaço e
Soure. Enquanto que o valor de R$ 482 mil será
destinado aos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Cachoeira do Arari,
Chaves e Portel. As prefeituras de Breves, Melgaço e Santa Cruz do Arari já
entregaram à CPH os conceitos básicos dos seus projetos.
Vale lembrar que os terminais de Muaná e
Ponta de Pedras estão em processo de revisão de projetos. Já o de Curralinho, a
obra está em andamento, enquanto que os
terminais de Gurupá e São Sebastião da Boa Vista já foram reformados. O
terminal de Salvaterra tem a concessão da empresa Henvil para operar.