Belém é sede da 9ª Feira Internacional
de Turismo da Amazônia (Fita), que tem programação até este sábado (19). Com o
tema "Conectando negócios com a Amazônia", o evento, que iniciou na
quinta-feira (17) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, visa
promover e integrar os destinos turísticos da região, atraindo operadores de
turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais, o trade local,
profissionais de comunicação e os demais segmentos da cadeia de negócios e da
rede de prestação de serviços da atividade turística, além de oferecer
oportunidades aos investidores do setor.
Segundo o secretário de Estado de
Turismo, André Dias, o mês é um período especial no Pará, que recebe muitos
turistas e jornalistas para o Círio de Nazaré. "A Feira internacional será
ano que vem, em abril, mas já estamos abrindo a discussão pra aquecer esse
setor e preparar estratégias, em um momento em que agências e empresários estão
com o mercado aquecido", ressaltou o titular da Setur.
O presidente do Fórum Nacional de
Turismo, Bruno Wending, esteve na abertura da Fita, e disse que o principal
desafio do turismo hoje é a gestão, ressaltando que a solução é trabalhar de
maneira coletiva. "A ideia de fazer uma abertura de uma Feira com
antecedência é genial! Precisamos discutir mesmo o que é preciso melhorar na
região, criar estratégias e falar sobre o que pode ser feito pra atrair
empresas e turistas. E estamos falando de uma região especial, a
Amazônia", declarou.
Uma das novidades do segmento é o
anúncio da inauguração, em novembro, do Centro de Atendimento ao Turista, onde
será possível encontrar todas as informações sobre pontos a serem visitados em
Parauapebas e como adquirir pacotes turísticos. O projeto de sinalização
turística, para indicar as rotas do município, também já está encaminhado.
Investe Turismo - Iniciativa do governo
federal, o Investe Turismo - implementado de forma conjunta pelo Ministério do
Turismo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) -, visa acelerar o desenvolvimento,
aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do
Brasil, com ênfase na geração de empregos.
No Pará, cinco rotas são apontadas pelo
Investe Turismo: Belém (na Região Metropolitana), Salvaterra e Soure (no
Arquipélago do Marajó), Santarém e Belterra (na região oeste).