O câncer de próstata é o segundo câncer
que mais mata homens no Brasil. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que
68.220 novos casos da doença ocorreram em 2018, sendo a obesidade, idade acima
de 55 anos e histórico familiar os principais fatores de risco.
Para informar a população masculina
sobre os sintomas que podem indicar problemas na próstata, foi criada na
Austrália, em 2003, a campanha Novembro Azul, que mobiliza governos, empresas,
profissionais da saúde e diversas comunidades ao redor do mundo. Nas indústrias
do Pará, os cuidados com o bem-estar dos colaboradores são reforçados com as
campanhas internas de Novembro Azul, que informam por meio de palestras com
profissionais de saúde, cartazes e mensagens na área de trabalho dos
computadores.
Na Alubar, empresa líder de mercado que
oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e cobre, a palestra teve tom de
informação não apenas sobre câncer de próstata, mas também outras doenças que
podem apresentar sintomas similares. “A conscientização gera qualidade de vida
em casa, no meio social e também no ambiente de trabalho. Por isso, ao longo do
ano, promovemos campanhas voltadas para saúde e bem-estar, incentivando os
colaboradores a se conhecerem e se cuidarem caso os sintomas se apresentem”, afirmou
Karine Mamoré, responsável pela execução do Programa de Qualidade de Vida Viva
Bem, da Alubar.
Para o Técnico em Segurança do Trabalho
da Alubar, Rafael Serrão, o investimento em palestras traz um retorno
significativo no bem-estar de colaboradores. “Mesmo no caso do Novembro Azul, a
empresa leva informações de saúde a homens e mulheres. Assim, todos podem
contribuir para espalhar a mensagem de prevenção e atenção aos sintomas do
câncer de próstata, dentro e fora da empresa”, afirma.
Prevenção para empregados e comunidade
Em Porto Trombetas, Oeste do Pará, a
campanha Novembro Azul, conduzida pelo Hospital de Porto Trombetas (HPTR), da
Mineração Rio do Norte (MRN), atende a comunidade vizinha, empregados da MRN e
funcionários de empresas terceirizadas, que participam de palestras e Diálogos
Diários de Segurança (DDS).
A enfermeira Roseane Fragoso, do HPTR,
apresentou no dia 6 um DDS especial para 335 colaboradores terceirizados na
Mina Monte Branco. Os DDS, pautados em prevenção do câncer de próstata,
importância da consulta e de exames para diagnóstico precoce, irão continuar
até dia 30 em outras minas e no ambulatório da Feirinha da Vila de Porto
Trombetas. Dia 12, a técnica de enfermagem Francineida Rodrigues de Souza
apresentou a palestra sobre o tema para comunidades ribeirinhas e do entorno do
ambulatório. Dia 13, a enfermeira Roseane Fragoso apresentou a palestra para
dezenas de empregados no escritório central da MRN.
Por meio da campanha, a empresa tem
garantido maior sensibilização sobre a importância da prevenção do câncer de
próstata. “Na campanha, percebemos que há uma grande procura por consultas com
o urologista do hospital, além de agendamentos de exames de sangue e
diagnósticos especializados, mostrando que conseguimos efetivar a
conscientização”, comenta Ana Maria Cardoso Reimão, Gerente de Enfermagem do
HPTR.