Escolas municipais iniciam o ano letivo




Mais de 70 mil estudantes da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta terça-feira, 21, e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) preparou uma acolhida especial para apresentar o tema que vai acompanhar a programação em todas, este ano “Da Escola que Temos à Escola que Queremos: Vivências e Perspectivas da Rede Municipal de Educação de Belém”.

As boas vindas terão uma programação lúdica recreativa, buscando a socialização com jogos, palestras, contação de histórias e exibição de filmes. Durante as atividades, serão apresentados o cronograma escolar e as normas da escola. A intenção é promover a socialização entre alunos, escola e família, bem como mostrar que a escola é um lugar atrativo para aquisição de conhecimento e construção de aprendizado.

Programação - Cada escola terá sua programação própria, que vai envolver ações com música, arte, pintura, dobradura, pula-pula, etc. Para 50% desses alunos a escola é um ambiente desconhecido, e esse é um momento especial em que eles precisam sentir-se bem acolhidos, cuidados e reconhecer o espaço. A proposta é tornar as famílias participantes desse primeiro momento, o que  dará confiança e mostrará segurança para ambos, aluno e responsável. As atividades devem mostrar ao público de casa, - alunos antigos - e os recém-chegados que, onde se brinca, há também aprendizado.

Na escola Manuela Freitas, em São Brás, preparou o “Circuito Cultural e Artístico” para os mais de 1.000 alunos. As atividades vão ser realizadas, simultaneamente, e dentro da programação estão dança circular, pintura no rosto, arte e pintura coletiva, jogos de tabuleiro, contação de história, palestra “A Boa Convivência na Escola”, sessão de vídeo “Normas de Cortesias” e curta-metragem “Cuide-se”, nos turnos de manhã e à tarde.

Sismube - O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), tomando como base o tema anual, vai promover ações de promoção da leitura e de caráter literário artístico a partir do subtema “Da Biblioteca que temos à Biblioteca que Queremos: Desafios e Perspectivas do Trabalho com a Leitura”. E o projeto Baú das Histórias terá o subtema “Práticas Leitoras na Perspectiva Inclusiva”.

Os eixos temáticos são: Tradição Oral, Educação Patrimonial, Produção Artística, Cultura Ambiental e Cultura da Paz, que fazem reflexões a valores relacionados à vida, generosidade, solidariedade, tolerância, diversidade e ao diálogo como estratégia para a resolução de problemas relacionais e o limite para um comportamento inadequado e abusivo.