Mercado de Santa Luzia recebe nova fachada com arte em grafite




O mercado de Santa Luzia, localizado na travessa Dom Pedro I com a rua Oliveira Belo, no bairro do Umarizal, ganhou da Prefeitura de Belém, neste mês de janeiro, uma nova fachada. As paredes externas do logradouro passam a dar espaço a imagens feitas em grafite, com desenhos representativos do local e de alguns trabalhadores que há muitos anos atuam na área.

Conhecida pelos fregueses por “Dona Flor” ou “Dona Rosa”, Clarice Oliveira é uma das permissionárias que ilustram o mercado. “Todos os dias coloco uma flor diferente no meu cabelo, sou conhecida por isso e por vender a melhor farinha de Bragança aqui em Belém”, contou a vendedora de 87 anos, que desde as 6h30 já está no mercado para comercializar os produtos.

“Além de reconhecer em forma de arte o trabalho desses feirantes, também proporcionamos mais vida ao mercado, chamando a atenção de quem passa pelo local”, explicou o secretário municipal de economia, Rosivaldo Batista.

Atamide Silva é de Castanhal e costuma almoçar com a filha Isabelly Barros no mercado de Santa Luzia sempre que precisam se consultar em um hospital próximo ao logradouro. “Além da estrutura boa que ficou para almoçar, esses desenhos na frente deixaram o mercado mais bonito”, reparou a frequentadora do espaço.

“O trabalho de grafitagem nos espaços públicos é uma forma de a Prefeitura de Belém valorizar os artistas locais. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) já recebeu nova fachada, com ilustrações alusivas a Belém, e agora o mercado de Santa Luzia também é presenteado com essa arte”, destacou o titular da Secon.

Segundo o grafiteiro Márcio Caveira, “a arte em grafite ajuda a evitar também pichações tanto em estabelecimentos públicos quanto privados, já que dificilmente um pichador altera uma arte em grafite”.

Revitalização - O mercado de Santa Luzia foi construído em 1943. Em 13 de dezembro de 2017, a Prefeitura de Belém promoveu uma reforma geral no espaço, proporcionando condições dignas aos trabalhadores. Mesmo com a recente revitalização, o mercado recebe constantemente intervenções de preservação do poder público municipal com o apoio dos permissionários.