Vivemos uma verdadeira transformação
digital impulsionada pela crise gerada pela Covid-19. No campo da educação, com
a perspectiva da retomada das aulas, alguns professores, pais e alunos não
estão seguros sobre o modelo presencial. Estados como São Paulo e Rio de
Janeiro já sinalizaram datas de retorno, mas com uma sombra de incertezas sobre
processos e protocolos que serão aplicados para esta volta presencial.
No meio deste cenário, uma empresa tem
crescido muito devido ao aumento da demanda por plataformas de ensino a
distância (EAD) e apps educacionais. A Edulabzz é um laboratório de inovação
especializado em Edtech (tecnologias voltadas para a educação), que desenvolveu
o Toolzz: um conjunto de aplicações para a Educação 4.0 que funciona como um
hub de soluções educacionais inovadoras.
O pacote engloba desde plataformas EAD
com uma experiência estilo Netflix, aplicativos de podcasts educacionais
semelhantes ao Spotify, até um app que funciona como o “Uber da educação”,
conectando diretamente alunos aos professores. O sistema funciona no modelo
white label, permitindo à escola personalizar a plataforma com toda sua
identidade visual e criar sua um ambiente personalizado em até 24h, sem
programar nada e com um custo de assinatura mensal muito baixo.
Durante a pandemia, a Edulabzz focou em
melhorar e desenvolver sua plataforma online para que escolas, universidades e
empresas possam reagir à paralisação das atividades presenciais. Novas funções
foram adicionadas ao pacote Toolzz desde o início da crise: salas de aula
remotas, transmissões ao vivo, grupos de estudo, sistemas de turmas, mural da
turma, sistema de criação de provas, sistema de correção de atividades – todas
essas inovações foram implementadas para ajudar os professores e gestores
educacionais a manterem seus alunos aprendendo de forma organizada, mesmo
estando em casa.
Essas adições, unidas às já existentes,
fizeram a plataforma ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma das
tecnologias educacionais mais futuristas existentes até o momento. A empresa se
prepara para a internacionalização nos próximos meses. Hoje, a Edulabzz oferece
suas soluções diretamente para escolas, mas recentemente iniciou uma linha de
negócio voltada para sistemas de ensino que ajudaram a escalar a plataforma
durante a pandemia. “Com apenas um de nossos clientes, que é um sistema de
ensino para educação básica, estamos atingindo hoje 198 escolas e mais de 75
mil alunos”, afirma o fundador da edtech, Lucas Moraes.
Grandes players já são clientes da
Edulabzz: o grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos de educação superior
privada do paí; o Sistema de Ensino J. Piaget; a Rhyzos Educação; a CPFL; o
Instituto Êxito de Empreendedorismo e outras 100 empresas fazem parte deste
grupo de instituições que estão saindo na frente quando o assunto é inovar na
educação. A plataforma já acumula centenas de milhares de alunos conectados
diariamente. O Instituto Êxito de Empreendedorismo, por exemplo, utiliza a
plataforma Toolzz para levar educação empreendedora aos jovens. "Graças à
parceria e aos produtos de qualidade da Edulabzz, conseguimos disponibilizar
nossa plataforma online com quase 300 cursos gratuitos, ministrados por grandes
nomes do empreendedorismo nacional. Assim, estamos atingindo milhares de jovens
em todo o Brasil e ajudando a mudar suas vidas", afirma o presidente da
instituição, Janguiê Diniz.
Moraes reforça que o plano da Edulabzz é
ser a “Microsoft da Educação” e concorrer com gigantes do mercado de tecnologia
como Google e Apple, que também já possuem pacotes de soluções para educação
online. “Estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento, sempre em linha com
o que o mercado educacional apresenta de necessidades, para criar soluções
inovadoras e que facilitem a vida de gestores, professores e alunos”, pontua.