A moda paraense ganha, neste mês de
setembro, mais uma coleção de vestuário produzida e desenvolvida por dez
designers e marcas autorais paraenses, sob a direção criativa de Fernando Hage.
A coleção "Pará, o Território da Moda" estará em exposição comercial
no Espaço Moda, no Espaço São José Liberto, a partir do próximo dia 22.
O lançamento será marcado por
programação on-line da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,
Mineração e Energia (Sedeme) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia,
organização social que gerencia o Espaço São José Liberto. No dia 22, às 16h,
será feita uma transmissão ao vivo da palestra "Do global ao local:
tendências para um novo cenário da Moda", ministrada pelos designers Yorrana
Maia (PA) e Fernando Hage (SP).
Em seguida, ocorre no Espaço São José
Liberto o desfile com os looks das dez marcas que integram a nova coleção. A
participação presencial será restrita aos designers e criadores das marcas, em
recomendação às normas de segurança de prevenção ao coronavírus, mas o público
poderá conferir tudo por meio das redes sociais do ESJL.
Para este desfile foram convidados 15
designers e empreendedores de moda e acessórios, que vão integrar os looks do
desfile. No dia 28 de setembro, estará disponível no canal do YouTube do Espaço
São José Liberto o fashion-film da coleção, que mostra um pouco da essência das
marcas que compõem a 4ª Coleção "Pará, o Território da Moda".
A nova coleção de vestuário do Coletivo
do Arranjo Produtivo Local de Moda e Design do Espaço São José Liberto,
"Pará o Território da Moda" é uma ação "para fortalecer marcas
do segmento de confecção e acessórios, com perfis diferenciados, mas que
carregam entre si uma identidade forte com sua localidade, o estado do Pará e a
Amazônia", define o diretor criativo da coleção, Fernando Hage.
Dez marcas apresentam minicoleções que
formam a coleção maior de 2020: Donna Fran, Fábio Purificação, Lilia Lima,
Ludimila Heringer, Madame Floresta, Miçantê, Murilo Maia, Patchoulli, Prado e
TuCrias. Em 2016, 2017 e 2019 foram feitos os lançamentos das primeiras
coleções "Território da Moda", para marcar o local da moda autoral
paraense.
O retorno em 2020, agora de forma
virtual, fortalece o segmento de vestuário da cidade de Belém e também está
dentro do contexto da palestra "Do global do local: tendências para um
novo cenário da Moda".