4º Distrito Naval mobiliza meios e militares para prestar apoio ao estado do Amapá

 


A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), informa que tem mobilizado meios e militares para prestar apoio ao estado do Amapá a fim de amenizar os transtornos ocasionados pela falta de energia elétrica que afeta o Estado desde o dia 3 de novembro. As ações fazem parte da Operação Amapá, ativada pelo Ministério da Defesa, no dia 7, para coordenar o emprego das Forças Armadas no local.

 Foram deslocados para o Estado o Navio-Auxiliar (NA) “Pará” e o Navio-Patrulha “Guanabara”, subordinados ao Com4ºDN, além do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e uma aeronave Super Cougar, da Esquadra brasileira. Os meios realizaram o transporte de mantimentos, água, combustível, bem como de profissionais de saúde e fuzileiros navais com o objetivo de prestar apoio logístico, pessoal e médico necessários para amenizar as consequências do interrompimento de energia e de contribuir, desta forma, com as ações adotadas pelo Governo. A Capitania dos Portos do Amapá também emprega militares e material para colaborar com as atividades.

 Nesta quinta-feira (12), a Marinha realizou a entrega de 143 cestas básicas (cerca de três toneladas de alimentos), juntamente com garrafões e garrafas de água, para o 5º Grupamento Bombeiro Militar (5ºGMB) de Santana (AP), para serem distribuídas para a população.

 A Marinha ainda disponibilizou 31 militares da área de saúde: médicos (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pneumologia), cirurgiões dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas para atendimento gratuito aos amapaenses, de 11 a 21 de novembro, de 8h às 18h, no Centro de Triagem, anexo ao Hospital de Emergência de Santana (AP). Nos dois primeiros dias de apoio à saúde, já foram realizados 168 atendimentos ambulatoriais em clínica médica e pediátrica. O NDM “Bahia" e o NA “Pará", que estão na região, contam com instalações hospitalares como consultórios médicos e odontológicos e laboratórios de análise clínicas para atendimentos básicos de saúde.

 Destaca-se que uma Equipe de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas atua na descontaminação do Centro de Triagem e dos Navios com propósito de prevenir e combater a proliferação do novo coronavírus, contribuindo para a segurança das ações.