Cooperativa do Combu e Sicoob Transamazônica formalizam intercooperação

 


Com quatro anos de atuação no transporte turístico de passageiros da região insular de Belém, Barcarena e Acará, a COOPERTRANS e a cooperativa de crédito Sicoob Transamazônica formalizaram acordo de intercooperação para prestação de serviços bancários à COOPERTRANS e seus respectivos cooperados. Entre os benefícios, destaque para a isenção de três meses na maquininha de cartão e emissão de boleto para pessoa física.

 Tudo começou com um contato do Sistema OCB-PA para a Sicoob Transamazônica sobre uma ideia de levar serviços bancários para uma cooperativa da ilha do Combu. Famosa pelas belezas naturais, culinária e simplicidade, a ilha sofre ainda com a falta de aparelho urbano, como instituições bancárias por exemplo e isso também dificulta a vida dos empreendimentos locais e de cooperativas, como a COOPERTRANS.

 “O cooperativismo é feito por gente. Onde há gente, há cooperativismo. As cooperativas de crédito chegam onde as pessoas a querem: conhecem a comunidade, se apresentam, mostram o que podem fazer, de que forma fazer, os benefícios, buscam incentivar a educação financeira para que todos possam crescer com responsabilidade e clareza. Não importa se é para muita ou pouco gente. Onde há pessoas, lá estará a cooperação”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA.

 É a primeira vez que a COOPERTRANS formaliza uma ação como essa, que irá beneficiar tanto a cooperativa em sim, com a conta de pessoa jurídica, quando a dos 29 cooperados e, se quiserem, familiares e comunidade em geral. “Hoje, para tudo precisamos de conta corrente, banco, sistema digital, cartão de crédito. É uma necessidade de vida e de trabalho”, comenta Ana Alice Gomes da Mota, secretária da COOPERTRANS.

 Vantagens

 Além dos produtos e serviços bancários tradicionais, a Sicoob Transmazônica criou condições excepcionais para esse acordo de intercooperação: a cota capital teve o valor simbólico de R$1,00, isenção de 3 meses na maquinha de cartão, limite de conta para situações emergências, como cheque especial e crédito pré-aprovado.

 “O nosso objetivo é realmente incluir. Facilitamos o máximo possível o ingresso da COOPERTRANS em nossa cooperativa. Fizemos um trabalho especial em que levamos a agência para a comunidade para que eles não precisassem se deslocar para Belém e – de repente – perder uma manhã ou uma tarde para abrir as contas. Esse é um trabalho que a gente sabe que as instituições financeiras tradicionais não fazem, mas a Sicoob Transamazônica faz, porque o cliente não é só um cliente, ele também é sócio, ele também é um dos donos da cooperativa. Ele faz parte da cooperativa”, explica Alessandra Oliveira, gerente de Relacionamento da Sicoob Transamazônica.

 Após essa etapa inicial de abertura de conta, uma nova equipe da Sicoob voltará à comunidade para apresentar o banco digital, apresentar os serviços, as ferramentas, o que pode ser feito pelo aplicativo, baixar o aplicativo e ativar os acessos. Procuramos também orientar os associados sobre a questão financeira em si. É a primeira vez para alguns associados esse contato com uma instituição bancária. Por isso, prestamos toda uma assessoria financeira, para que eles ingressem nesse mundo com mais segurança”, acrescenta Alessandra.

A Sicoob Transamazônica está aberta para mais ações de intercooperação como essa para fortalecer cada vez mais o movimento cooperativista de crédito, de maneira séria, sustentável, transparente e ética. “Novembro e dezembro dedicamos para a essas ações de intercooperação com vários ramos. O Sistema OCB-PA tem sido o nosso grande parceiro nesse processo todo, porque o fato é que nós precisamos nos fortalecer quanto cooperativistas e as instituições financeiras tradicionais muitas vezes não tem interesse em atender a todos, mas nós queremos, sobretudo, atender às cooperativas porque o nosso foco é a inclusão financeira”, enfatiza a gerente.