Com quatro anos de atuação no transporte
turístico de passageiros da região insular de Belém, Barcarena e Acará, a
COOPERTRANS e a cooperativa de crédito Sicoob Transamazônica formalizaram
acordo de intercooperação para prestação de serviços bancários à COOPERTRANS e
seus respectivos cooperados. Entre os benefícios, destaque para a isenção de
três meses na maquininha de cartão e emissão de boleto para pessoa física.
Tudo começou com um contato do Sistema
OCB-PA para a Sicoob Transamazônica sobre uma ideia de levar serviços bancários
para uma cooperativa da ilha do Combu. Famosa pelas belezas naturais, culinária
e simplicidade, a ilha sofre ainda com a falta de aparelho urbano, como
instituições bancárias por exemplo e isso também dificulta a vida dos
empreendimentos locais e de cooperativas, como a COOPERTRANS.
“O cooperativismo é feito por gente.
Onde há gente, há cooperativismo. As cooperativas de crédito chegam onde as
pessoas a querem: conhecem a comunidade, se apresentam, mostram o que podem
fazer, de que forma fazer, os benefícios, buscam incentivar a educação
financeira para que todos possam crescer com responsabilidade e clareza. Não
importa se é para muita ou pouco gente. Onde há pessoas, lá estará a
cooperação”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA.
É a primeira vez que a COOPERTRANS
formaliza uma ação como essa, que irá beneficiar tanto a cooperativa em sim,
com a conta de pessoa jurídica, quando a dos 29 cooperados e, se quiserem,
familiares e comunidade em geral. “Hoje, para tudo precisamos de conta
corrente, banco, sistema digital, cartão de crédito. É uma necessidade de vida
e de trabalho”, comenta Ana Alice Gomes da Mota, secretária da COOPERTRANS.
Vantagens
Além dos produtos e serviços bancários
tradicionais, a Sicoob Transmazônica criou condições excepcionais para esse
acordo de intercooperação: a cota capital teve o valor simbólico de R$1,00,
isenção de 3 meses na maquinha de cartão, limite de conta para situações
emergências, como cheque especial e crédito pré-aprovado.
“O nosso objetivo é realmente incluir.
Facilitamos o máximo possível o ingresso da COOPERTRANS em nossa cooperativa.
Fizemos um trabalho especial em que levamos a agência para a comunidade para
que eles não precisassem se deslocar para Belém e – de repente – perder uma
manhã ou uma tarde para abrir as contas. Esse é um trabalho que a gente sabe
que as instituições financeiras tradicionais não fazem, mas a Sicoob
Transamazônica faz, porque o cliente não é só um cliente, ele também é sócio,
ele também é um dos donos da cooperativa. Ele faz parte da cooperativa”,
explica Alessandra Oliveira, gerente de Relacionamento da Sicoob
Transamazônica.
Após essa etapa inicial de abertura de
conta, uma nova equipe da Sicoob voltará à comunidade para apresentar o banco
digital, apresentar os serviços, as ferramentas, o que pode ser feito pelo
aplicativo, baixar o aplicativo e ativar os acessos. Procuramos também orientar
os associados sobre a questão financeira em si. É a primeira vez para alguns
associados esse contato com uma instituição bancária. Por isso, prestamos toda
uma assessoria financeira, para que eles ingressem nesse mundo com mais
segurança”, acrescenta Alessandra.
A Sicoob Transamazônica está aberta para
mais ações de intercooperação como essa para fortalecer cada vez mais o
movimento cooperativista de crédito, de maneira séria, sustentável,
transparente e ética. “Novembro e dezembro dedicamos para a essas ações de intercooperação
com vários ramos. O Sistema OCB-PA tem sido o nosso grande parceiro nesse
processo todo, porque o fato é que nós precisamos nos fortalecer quanto
cooperativistas e as instituições financeiras tradicionais muitas vezes não tem
interesse em atender a todos, mas nós queremos, sobretudo, atender às
cooperativas porque o nosso foco é a inclusão financeira”, enfatiza a gerente.