A produção de dois painéis de arte urbana nas cidades de Marabá (PA) e Açailândia (MA) pelos dez finalistas do Arte em Cores marcou a última etapa do projeto, patrocinado pela Vale, que nesta edição apresentou a diversidade e o potencial criativo de artistas de 15 cidades do Pará e do Maranhão. As obras e os painéis resultantes deste encontro que inspirou, mobilizou e emocionou dezenas de talentos nos dois estados estão disponíveis na galeria virtual do projeto, no site www.arteemcores.art.br.
Já em Açailândia (MA), o muro da praça da rodoviária local e as fachadas de três estabelecimentos comerciais vizinhos ganharam novas cores e sentidos. Na opinião de Sidney de Melo, um dos participantes do painel, a atividade "foi um momento ímpar, no qual todos puderam executar sua forma de pensar, traduzir, transmitir e representar sua arte".
Os cinco participantes e o nome das obras produzidas no painel de Açailândia são: Edermais, de São Pedro da Água Branca (nome da obra: Mãe); Lea Sousa, de Açailândia (nome da obra: Conjunto das emoções); M. S. Graffit, de Pindaré Mirim (nome da obra: Faces); Reginaldo Ferreira, de Alto Alegre do Pindaré (nome da obra: Unity); e Sidney, também de Alto Alegre do Pindaré (nome da obra: Inclusão).
Edição de 2020 superou adversidades e
conquistou as redes sociais
O Arte em Cores foi adaptado para ser realizado durante a pandemia de Covid-19. Na fase inicial, foram escolhidas 48 propostas de trabalhos dentre as 130 inscritas no edital publicado em setembro. Ao longo de sua realização, o projeto também promoveu oficinas de formação, aperfeiçoamento técnico destes participantes e atendimento remoto às intervenções artísticas. Foram distribuídos R$ 75 mil em premiação para os artistas participantes.
A gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, destaca o poder transformador da cultura e os ganhos com o projeto, embora com as dificuldades em virtude da pandemia. "Ganharam os artistas que puderam participar das oficinas, e puderam dar visibilidade as suas obras. Ganharam as comunidades com a beleza da arte urbana nas suas cidades, ganhamos todos nós com a valorização do setor cultural e da cultura regional", destaca Christiana.
Realizado pela Vivas Cultura e Esporte,
com o patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a
parceria do Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA), o Arte em Cores atendeu
os municípios paraenses de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis,
Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã. E no Maranhão, as
cidades de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês,
Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.
Outro objetivo alcançado pelo Arte em Cores foi o de promover grande divulgação para as produções dos participantes, sobretudo nas redes sociais. A live de lançamento da galeria virtual do projeto alcançou 67 mil pessoas e obteve mais de 350 interações. No Facebook, mais de 450 mil pessoas visualizaram o projeto e 11 mil pessoas interagiram na página. No Instagram, o Arte em Cores alcançou mais de 240 mil usuários e obteve sete mil acessos. A galeria virtual hospedada no site do projeto está recebendo visitas de todo o país e também do exterior.