Segup instala lixeiras ao longo do Atalaia para estimular banhistas a manter a limpeza da praia

 

Crédito: Jader Paes / Ag.Para

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) instalou 50 pontos de recolhimento de resíduos ao longo da faixa de areia, na praia do Atalaia, em Salinópolis, na segunda fase da operação "Festas Seguras", que se iniciou em 3 de dezembro, para reforçar a segurança pública nos centros comerciais e nos principais balneários paraenses, durante as festas de final de ano. A operação se estenderá até 4 de janeiro. 

A instalação das lixeiras ao longo da praia é a grande novidade da Segup na operação. O objetivo é conscientizar as pessoas a serem responsáveis pelo lixo que produzem. 

"A distribuição de lixeiras ao longo da praia do Atalaia possibilita que os banhistas possam ter um ponto de recolhimento desses detritos, impedindo com isso que animais marinhos, como água viva, venham atrás de alimentos durante a maré alta e assim prevenir que acidentes ocorram", explicou o secretário adjunto de operações, Alexandre Mascarenhas. 

A iniciativa foi aprovada por Liane Saavedra, de Belém, que se divertia no Atalaia com os familiares.

 "Viemos passar o Natal com a família e aproveitamos para vir até a praia. Toda medida que soma com a limpeza da praia é bem vinda. O mecanismo tá aí, agora é dever e consciência de cada um colaborar com o meio ambiente", afirmou.

 A Segup também é responsável pelo ordenamento do fluxo de veículos em toda a extensão da praia. Para alertar sobre os horários de maré, placas informativas com a tábuas da maré foram instaladas na entrada da praia, pela rampa e pelo Atalho da Sofia. 

CENTRO

 Próximo à entrada do atalho está instalado o Centro Integrado de Comando e Controle da Segup. "O Centro Integrado serve justamente para congregar todas as instituições em um único espaço e, a partir daqui, de forma coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, as instituições possam desenvolver as suas atividades. Daqui, nós temos o monitoramento on line de toda a região, seja nas praias ou na cidade, e podemos cobrir as ocorrências policiais que porventura possam acontecer", explicou Mascarenhas.