Simineral premia profissionais de comunicação

  


O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) realizou nesta quarta, dia 16, a cerimônia virtual de entrega do Prêmio Simineral de Comunicação, que distribuiu mais de R$30 mil em prêmios e reconheceu os melhores conteúdos digitais e jornalísticos sobre a mineração. O Prêmio é uma realização do Simineral, com apoio da Agência Eko e patrocínio da Vale.

 A premiação do Simineral reconhece, valoriza e premia o talento de comunicadores, estudantes e produtores de conteúdos digitais em três áreas de premiação: Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais. Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “Uma nova comunicação para um novo mundo” e veiculadas entre 01 de agosto a 31 de outubro de 2020. A análise dos vencedores foi feita por jurados com expertise em comunicação, incluindo profissionais com atuação no mercado e representantes da academia. 

Segundo o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, “o Prêmio Simineral de Comunicação foi criado para estimular que jornalistas, estudantes e produtores de conteúdo contem mais sobre a importância da mineração e tornem o tema mais próximo da sociedade, dentro do contexto totalmente adverso que vivenciamos hoje. Valorizar as produções de conteúdo que retratem a comunicação em tempos de pandemia e pós-pandemia, o exercício da cidadania e responsabilidade social é essencial para nós.”

 Áreas de premiação – O Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais reconheceu os melhores conteúdos produzidos para web por publicitários, social medias, relações públicas, produtores de vídeos, designers, fotógrafos, estudantes e multimídias de todo o Brasil. O primeiro lugar recebeu R$ 5 mil. 

O Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo reconheceu as melhores matérias produzidas por jornalistas e estudantes e veiculadas na imprensa brasileira. Foram premiadas as categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Jornalismo Digital – Reportagem 360º e Jornalismo do Futuro, com distribuição de prêmios para os primeiros colocados entre todas as categorias.

 Já o Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais consagrou a mais criativa campanha institucional produzida por empresas para veiculação na web. Esta é uma premiação de reconhecimento às produções das áreas de comunicação das empresas minerais, não havendo premiação em dinheiro. O trabalho vencedor foi “A comunicação digital como forma de aproximação, informação e engajamento durante a pandemia de COVID-19”, da Norsk Hydro.




 VENCEDORES 

PRÊMIO SIMINERAL DE CONTEÚDOS DIGITAIS

 1º lugar: Doidinho da Cabeça - Quem mais entrou pro time?, de Kadu Alvorada;

 2º lugar: Inglês Técnico para Mineração, de Michael José Batista dos Santos; 

3º lugar: Resenha.ComPará, de Paulo Petterson.

  

PRÊMIO HAMILTON PINHEIRO DE JORNALISMO

 JORNALISMO IMPRESSO 

1º Lugar: Laís Azevedo Martins 

Veículo: Diário do Pará 

Trabalho: Ócio Criativo 

TELEJORNALISMO

1º Lugar: André Laurent

Veículo: TV Liberal

 Título: A Covid-19 no Marajó

 RADIOJORNALISMO

1º Lugar: Celso Freire 

Veículo: Rádio Liberal 

Título: Indígenas desafiam a comunicação na Amazônia 

JORNALISMO DIGITAL – REPORTAGEM 360º 

1º Lugar: Ulisses Pompeu de Miranda Neto 

Veículo: Portal Correio Carajás 

Título: Epidemia de Bikes na Pandemia

 JORNALISMO DO FUTURO 

1º Lugar: Giullia Moreira Vieira 

Veículo: Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará - CHU-UFPA 

Título: Enfermagem do CHU usa a internet como ferramenta de ensino durante a pandemia.

  FOTOJORNALISMO

 1º Lugar: Tarso Sarraf 

Veículo: Folha de São Paulo

 Título: Falta de água prejudica prevenção na pandemia na cidade da Ilha do Marajó