A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em cooperação com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), montou um esquema especial de limpeza no cemitério Santa Izabel. Mais de 60 agentes atuam no local em duas frentes.
Segundo o diretor de Departamento de Necrópoles (Dane) da Seurb, Lucas Farias, a operação no cemitério Santa Izabel faz parte do cronograma de ações de limpeza emergencial nos cemitérios administrados pela Seurb. “O objetivo dos serviços é deixar o ambiente mais digno e humano para os visitantes e funcionários. É um mutirão de limpeza muito importante, não só na aparência, mas implica, também, no tráfego e na acessibilidade de visitação", afirma o diretor.
O mutirão de limpeza vem sendo aprovado
por quem passa pelo cemitério. É o caso da aposentada Ruth de Castro, de 60
anos. “Procuro manter limpa a sepultura do meu esposo, falecido há dez anos,
mas quando cheguei hoje pela manhã já encontrei o espaço limpo e roçado.
Confesso que fiquei surpresa, pois o cemitério estava praticamente abandonado,
anteriormente”, comentou a aposentada.
Medidas de Prevenção
O monitoramento dos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) segue todos os protocolos definidos pelos órgãos de saúde e fiscalização para evitar a Covid-19.
“Estamos orientando diariamente para que as pessoas cumpram o distanciamento e evitem aglomeração. Tanto para visitantes quanto funcionários, é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel no interior do cemitério", ressalta Lucas Farias.

