Professora do curso de Terapia Ocupacional da Uepa , Gabriela Ribeiro de Farias - Crédito: ASCOM / FSCMP |
A cartilha "Ajudando a Cuidar" é um guia prático para que as famílias dos bebês pré-termos (que nascem antes de 37 semanas) e de baixo peso possam realizar o cuidado canguru em casa e foi produzida pela terapeuta ocupacional Gabriela Ribeiro Barros de Farias, professora do curso de terapia ocupacional da UEPA, tutora da residência multiprofissional em saúde e coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Em 2009, Gabriela foi convidada para fazer o curso de tutoria e método canguru e, desde então, vem orientando as mães e trabalhando na formação de funcionários, inclusive de outras unidades, no método canguru. Ela explicou que a finalidade da cartilha é propagar os cuidados com o prematuro, por isso é um recurso terapêutico importante para dar suporte e segurança à mãe durante o processo de desospitalização, pois permite que ela continue o método canguru em casa.
"Sempre tivemos vontade de produzir um material que orientasse as mães para que elas se sentissem mais seguras para cuidar do seu bebê, que era uma grande dificuldade que a gente tinha, principalmente quando elas saíam de alta com muitas dúvidas sobre como cuidar do bebê em casa. Como a minha pesquisa de doutorado é voltada a compreender a questão do vínculo e do desempenho ocupacional da mãe e do desenvolvimento do bebê, eu pude solicitar, junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), a produção de um material que instruísse os primeiros cuidados com o bebê prematuro em casa".
A cartilha Ajudando a Cuidar está disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento: http://ppgtpc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/documentos/Ajudando%20a%20Cuidar.pdf